COCARI: Cooperados participam do Concurso Café Qualidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dia 4 de novembro ocorrerá, em Londrina, o encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná 2010, durante o Encontro Estadual do Café, quando serão conhecidos os representantes paranaenses no Concurso Nacional Abic Qualidade do Café - Associação Brasileira da Indústria do Café. Esta edição do concurso estadual sofreu algumas alterações, em virtude de mudanças ocorridas no regulamento do Concurso da Abic.
Campeões das etapas regionais - Este ano são três categorias: Pequeno Cafeicultor Familiar - produtor que tem até três hectares; Cereja Descascado; e Café Natural. Só participam da etapa estadual os primeiros colocados das regionais, em cada categoria. Diante disso, o concurso estadual terá três cooperados da Cocari, sendo da Regional Maringá, na categoria Pequeno Cafeicultor Familiar, Maria Aparecida Carmona e na categoria Café Natural, o cooperado Yassumassa Asami. O produtor Valdir Rodrigues de Souza também concorre na categorial Café Natural. Ele foi o campeão da Regional Apucarana.
Programa - O Encontro Estadual de Café, organizado pela Emater, será realizado dia 4 de novembro, das 8 às 13:00 horas, no Recinto José Garcia Molina - Parque de Exposição Ney Braga. O Leilão será no mesmo dia, entre 10 e 15:00 horas, no Recinto Horácio Sabino Coimbra.
Comissões - O responsável pelo regulamento e julgamento do concurso será Nelson Menoli Sobrinho, coordenador da Comissão Julgadora. O resultado do concurso será apresentado por Paulo Sérgio Franzini, coordenador da Comissão Organizadora.
Novidades da Abic - O regulamento divulgado pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, organizadora do concurso, traz cinco novidades que vão acirrar ainda mais a disputa entre os Estados produtores e estimular a maior participação das empresas nacionais e internacionais no leilão dos lotes finalistas: foi criada mais uma categoria, que vai escolher o mais exclusivo e melhor micro lote, de apenas duas sacas, produzido por cafeicultor de pequena propriedade, com até três hectares.
Análise - A segunda novidade é que a avaliação da qualidade global das categorias Cafés Naturais e Cafés Cereja Descascado será realizada no laboratório do Centro de Preparação de Café do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, que é credenciado pela ABIC. Somente os lotes que obtiverem pontuação acima de 75 pontos serão classificados para o leilão.
Preços mínimos - Terceira novidade: os preços mínimos do leilão serão estabelecidos de acordo com a pontuação. Um café avaliado acima de 89 pontos, por exemplo, poderá ter preço mínimo até 15 vezes superior ao valor da cotação da BM&F do dia anterior ao pregão.
Inovações - Outras inovações foram implantadas como o envio prévio de amostras de 100 gramas aos interessados em participar do leilão, como indústrias, casas de café, restaurantes e outros estabelecimentos, e possibilidade de aquisição via internet. Segundo a Abic, não se trata de um leilão eletrônico, mas do envio do lance por e-mail, durante o período do pregão. A não obrigatoriedade da presença física do interessado no local do leilão permitirá maior participação de pessoas físicas ou jurídicas. Os interessados deverão se credenciar com antecedência para obter a senha de participação, pelo site: http://www.abic.com.br/noticias/nota_7concurso_210610.html. (Imprensa Cocari)