COCARI: Cooperados se destacam no Concurso Café Qualidade Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizado na quinta-feira (30/10), a solenidade oficial de encerramento e premiação do Concurso Café Qualidade Paraná. Na ocasião, foram anunciados os dez primeiros colocados, das duas categorias concorrentes (café natural e café cereja descascado). A Cocari foi um dos destaques da premiação, com a conquista do primeiro lugar na categoria café natural. O café vencedor foi produzido pelo cooperado  João Ferreira dos Santos Neto, de Apucarana, entrega sua produção de café para beneficiamento e comercialização na cooperativa. Além disso, os outros três melhores colocados na categoria são cooperados da Cocari. Em segundo lugar, o cooperado Acácio Bacon, de Mandaguari; em terceiro lugar, o cooperado Valdir Rodrigues de Souza, de Jandaia do Sul; e em quarto lugar, o campeão do ano passado, o cooperado Yassumassa Asami, de Marialva.

Solenidade - Além de diversas autoridades políticas da região, compareceram à solenidade de premiação o governador em exercício do Paraná, Orlando Pessuti, e também o presidente da Cocari, Vilmar Sebold. Antes da premiação, os mais de 500 convidados, a maioria cafeicultores da região, assistiram à palestra do professor e consultor em gestão empresarial Waldez Luiz Ludwig.  O evento, sediado e organizado pela Prefeitura Municipal de Mandaguari, ocorreu no Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar e contou com a parceria da Cocari, da Emater, da Seab, do Iapar, bem como de outras instituições agropecuárias. O Concurso Café Qualidade Paraná é uma iniciativa da Câmara Setorial de Café, que tem o apoio do Governo do Estado do Paraná, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e também da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Leilão define vencedores - Um dia antes do evento de encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná (29/10), na Associação Atlética Cocari, ocorreu o Leilão dos Cafés Campeões. Os segundos, terceiros, quartos e quintos lugares, das duas categorias do concurso, foram definidos conforme os melhores preços recebidos no leilão, que contou com a participação de diversas empresas interessadas em comercializar os cafés com qualidade garantida. A Cocari participou do leilão e comprou, por R$ 1.280, o lote do segundo colocado da categoria café natural, Acácio Bacon. Em sociedade com a cooperativa Sicredi Agroempresarial, a Cocari também adquiriu o lote do terceiro colocado, Valdir Rodrigues de Souza, pelo preço de R$ 700. Faz-se importante lembrar que, neste leilão, os nomes dos cafeicultores não são revelados. As empresas participantes, entretanto, têm a oportunidade de degustar os cafés campeões para inscreverem os lances. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados