COCARI: Jovemcoop reúne 700 jovens
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A VI edição do Jovemcoop da Cocari, realizado com o apoio do Sistema Ocepar/Sescoop-PR reuniu no dia 05 de julho, cerca de 700 jovens, cooperados e filhos de cooperados, na Associação Atlética Cocari. O presidente da cooperativa, Vilmar Sebold, fez a abertura do Jovemcoop que contou com a presença da diretoria da cooperativa e do prefeito de Mandaguari, Cylleneo Pessoa Pereira Junior. Sebold comentou sobre os diversos projetos sociais desenvolvidos pela Cocari, os quais fizeram com que a cooperativa fosse incluída entre as cinco melhores empresas da região Sul do Brasil no quesito responsabilidade social. O presidente ainda parabenizou à liderança jovem pelo engajamento e participação ativa na organização do Jovemcoop e nos projetos sócio-ambientais da cooperativa.
Dia Internacional do Cooperativismo - O integrante da liderança jovem da Cocari e cooperado, João Carlos Obici, falou sobre o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 05 de Julho, explicando a origem e os significados dos símbolos que representam o sistema cooperativista. O jovem, que é neto e filho de cooperados da Cocari, também apresentou um vídeo que mostrou a força do trabalho em união. Para ver o vídeo acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=5RMZyL-SqBo.
Consciência solidária - O Jovemcoop contou ainda com a presença do professor José da Paz Cury. Especialista em cooperativismo, Cury defendeu a idéia de que é só por meio da família e de sua sintonia emocional é possível ter qualidade de vida.
Solidariedade - Ao se reunir para planejar as atividades do VI Jovemcoop, a liderança jovem da cooperativa criou a Ação Solidária, que prevê a realização de uma ação social em cada regional da cooperativa. O resultado surpreendeu, pois mesmo a Cocari tendo nove regionais, foram desenvolvidos onze projetos. Para divulgar os trabalhos, os jovens gravaram um DVD sobre a Ação Solidária e apresentaram a todos os participantes do Jovemcoop.
Conscientização política - A realização do VI Jovemcoop também foi pautada na importância de desenvolver a consciência política entre os jovens. Os jovens apresentaram durante o encontro uma peça de teatro e que mostrou, por meio de um debate político fictício, dois candidatos à prefeitura, sendo um deles corrupto e que promete o impossível e o outro sendo honesto e centrado nas propostas que são cabíveis ao administrador de uma cidade. "A peça de teatro serviu, acima de tudo, como reflexão para os jovens sobre o que eles realmente vão querer para o futuro", falou Sebold. (Com informações Imprensa Cocari)