COCARI: Meta é ter capacidade para alojar 1 milhão de aves até o final do ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o andamento do Projeto Frango da Cocari, a cada lote a quantidade de aves alojadas aumenta. Em julho, os avicultores mais antigos da cooperativa chegaram ao quarto alojamento. No lote atual estão alojadas 225 mil aves, em sete aviários. Já no próximo, com nove galpões, serão 295 mil. Até o final do ano, o objetivo da Divisão de Novos Negócios da Cocari é de ter capacidade para alojar 1 milhão de aves. Isso, em razão do crescimento de aviários em funcionamento a cada novo alojamento. Atualmente, se considerados os galpões de cooperados em fase de licenciamento ambiental, em processo de financiamento, em construção e em funcionamento, a cooperativa conta com 46.

Apenas o início - Para o diretor executivo de Novos Negócios da Cocari, Marcos Trintinalha, é apenas o início do projeto da cooperativa, que, segundo ele, tem sido encaminhado de maneira firme, fazendo aquilo que é certo. "É um projeto bem alicerçado, bem estruturado que caminha passo a passo", afirma Trintinalha. Vale lembrar também que quando a quantidade de aves alojadas chegar à marca de 1 milhão, a Fábrica de Ração para Aves começará a ficar pronta.

Modelo de granja - Trintinalha conta que os frutos começaram a ser colhidos nos terceiro e quarto lotes, pois houve, no princípio, uma preocupação com relação ao modelo de granja que seria implantando, utilizando as melhores tecnologias disponíveis. "Eu preciso ter tecnologia para produzir um frango bom, e foi isso que nós fizemos. Estão aí os resultados estampados no Informativo Cocari", diz. "E nós vemos os produtores satisfeitos com o que estão fazendo, porque estão conseguindo bons resultados", salienta.

Tecnologia - O diretor executivo de Novos Negócios da Cocari frisa que a cooperativa trabalha e vai trabalhar com tecnologias de ponta na criação das aves, na Fábrica de Ração, na Granja Escola e no Abatedouro. "Isso é que tem que ser feito. Vamos fazer um negócio novo para competir no mercado que é altamente competitivo", indica. "A gente tem que ter tecnologia de ponta. E eu acho que teremos resultados fantásticos se trabalharmos assim", projeta.

Experiência - Fábio Cordeiro, médico veterinário especializado em avicultura, gerente da Fábrica de Ração para Aves e de Fomento Avícola da Cocari, diz acreditar que conforme o tempo vai passando, os avicultores vão se habituando à atividade, aprendendo os macetes e, com isso, o resultado tende a melhorar. "O último lote foi muito bom de uma maneira geral", diz. "A tendência nos próximos resultados é de que a média se mantenha, porque eles não são mais avicultores inexperientes, já adquiriram certa experiência", explica Cordeiro.

Opção rentável - De acordo com o avicultor cooperado Milton Campana, de Marialva, que está no quarto alojamento, a avicultura é uma opção rentável que está dando resultados. "Está cedo ainda, mas a gente pode dizer que está sendo uma atividade lucrativa." Ele diz ainda que a parceria com a Cocari tem sido importante. "A assistência é boa, o pessoal está sempre aí dando orientação para a gente, para o granjeiro e estamos contentes com a cooperativa", ressalta. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados