COCARI: Obras do setor de Novos Negócios seguem dentro do cronograma

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Desde a alienação da Destilaria de Álcool, em dezembro de 2007, a Cocari iniciou uma nova fase de investimentos. O setor de Novos Negócios da cooperativa, criado em 2008, e comandado pelo diretor executivo Dr. Marcos Trintinalha, é o responsável pelos novos investimentos que são na avicultura (Fábrica de Ração para Aves, Abatedouro de Aves e Granja Escola), citricultura, água mineral e em Goiás.

Ração para Aves - As obras do Projeto Frango continuam a todo vapor. Ontem (31/05) no período da tarde e hoje (01/06) durante a manhã, foi concluída, na Fábrica de Ração para Aves, a montagem da bateria de silos, com a presença do presidente da Cocari, Vilmar Sebold e de gerentes da cooperativa. De acordo com Diego Antoniassi, engenheiro civil e de Segurança do Trabalho da Cocari, responsável pelas obras da cooperativa, por conta da montagem dos silos ter sido feita em local separado da obra e colocado depois, com auxílio de um guindaste, o trabalho feito nos dois dias economizou quatro meses. "Adiantamos um prazo da obra por trabalhar com equipamentos de alto desempenho", diz.

 

Dimensões - A Fábrica de Ração para Aves da Cocari foi construída num terreno de 358.292,20 m², sendo que a área de construção é de 9.140,96 m². Ao todo serão gastos na construção 1.500 m³ de concreto - 1.200 m³ na fundação. "É uma obra civil completamente enterrada", afirma Antoniassi. A fábrica terá capacidade de produção de 60 toneladas/hora e a previsão para começar a operar é para meados de março de 2011 - a construção teve início em 18 de fevereiro de 2010.

 

Ampliações - Antoniassi ressalta que todas as obras do setor de Novos Negócios estão dentro dos prazos previstos. Segundo ele, tanto a obra do Abatedouro quanto a da Fábrica de Ração para Aves tiveram os projetos concebidos de maneira que fossem facilmente ampliadas. "A partir do momento em que o Abatedouro estiver funcionando a plena carga [320 mil aves/dia], a Fábrica de Ração pode ser ampliada para atender esta demanda. A constituição física da fábrica já está predefinida para isso. O investimento será apenas em equipamentos", revela o engenheiro civil responsável pelas obras da Cocari.

 

Imprescindível - Fábio Cordeiro, médico veterinário da Cocari especializado em avicultura, que também é gestor da parte da Fábrica de Ração para Aves, afirma que esta obra é imprescindível para o Projeto Frango da cooperativa. "É mais uma etapa. Assim, nossa parceria com a empresa Frangos Canção fica apenas na parte do abate, até que nosso abatedouro seja concluído." Ele também diz que das obras do setor de Novos Negócios, a Fábrica de Ração para Aves é a que está mais adiantada - sem contar os investimentos que foram feitos em Goiás, onde duas unidades da cooperativa já estão em funcionamento.

 

Segurança - Para Cordeiro, com o andamento das obras os produtores vão tendo maior segurança de que o Projeto Frango está em andamento e, segundo ele, isso faz o cooperado acreditar ainda mais no projeto. Prova disso, tem sido a grande procura de produtores para fazer aviários que, de acordo com o médico veterinário especializado em avicultura, cresceu de forma absurda nos últimos meses.

 

Abatedouro - Segundo Antoniassi, a obra do Abatedouro da Cocari está em fase de terraplanagem e de licitação contratual para a parte civil. "Esta semana acredito que fecharemos também o contrato da parte de pré-moldados." Ele explica que após a terraplanagem o próximo passo será a fundação.

 

Compromissos - De acordo com o diretor executivo de Novos Negócios da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, a cooperativa está cumprindo os compromissos assumidos em assembleia com os cooperados. "Isso garante para eles [os cooperados] segurança com relação àquilo que foi tratado", explica. Trintinalha diz também que a Cocari continua sua busca incessante na agregação de valor ao produto dos cooperados. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados