COCARI: Secretário do Meio Ambiente visita projeto socioambiental

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na tarde da última sexta-feira (27/08), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, visitou a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mandaguari-PR, onde está instalado o Projeto Cultivando Cidadania, realizado em parceria entre a Cocari, Apae e IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Acompanhado de sua comitiva, do presidente da Cocari, Vilmar Sebold, do gerente do Desema (Departamento de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente) da Cocari, Ademir Zussa e dos representantes da Apae do município, a visita do secretário demorou em torno de uma hora.

Projeto exemplar - O secretário afirma que já tinha ouvido falar do projeto e, hoje, pôde conhecer pessoalmente. "Nós vimos que é um projeto de caráter socioambiental amplo, porque além de proporcionar a conservação ambiental, promove a inclusão social, a inserção das pessoas, e a geração de renda e de empregos. Ou seja, um projeto exemplar", destaca. Segundo ele, o Cultivando Cidadania serve de modelo a nível nacional.

Cultivando Cidadania - O Projeto Cultivando Cidadania é realizado em parceria entre a Cocari, o IAP e a Apae em  busca de proteger o meio ambiente e garantir a inclusão social de alunos da entidade assistencial. Para a realização do projeto, a Cocari reformou o barracão onde o trabalho é desempenhado e contratou os colaboradores, que são 18 alunos da Apae no Paraná e três em Goiás. Eles trabalham em horário de contraturno escolar e são remunerados de acordo com as horas trabalhadas. O IAP disponibiliza a estrutura da estufa e de irrigação, como também doa as sementes e oferece todo o apoio técnico necessário. Em 2009, no primeiro ano do projeto foram produzidas 65.280 mudas.

Contorno de Mandaguari - Na agenda do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em visita à cidade, tem ainda a entrega da licença para as obras do contorno que desviará o trânsito de veículos pesados que há em Mandaguari. "Ambientalmente a obra está autorizada, agora aguardamos o início das obras por parte da concessionária Viapar e do DER, para que dentro em breve a população e região possam usufruir", conta. "Essa é uma obra que tira o tráfego pesado da malha viária da cidade, reduz a poluição atmosférica a nível de ruído e evita o problema com cargas perigosas também", indica Callado. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados