CODEPA: Unidade de Beneficiamento de Sementes entra em operação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa de Desenvolvimento e Produção Agropecuária (Codepa) está expandindo suas atividades com um novo investimento: uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), que começou a operar no dia 20 de setembro e está instalada em Mangueirinha, no Centro-Sul do Paraná, junto à sede da Codepa, numa região privilegiada para a produção do insumo. A idéia é fornecer sementes de procedência e qualidade, não só para os próprios cooperados como também comercializá-las para todo o Brasil por um valor mais atrativo. "Estimamos uma redução significativa no custo das sementes", afirma o diretor presidente da Codepa, Nelson José Konzen. Ainda de acordo com ele, a cooperativa aplicou recursos próprios na ordem de R$ 1,8 milhão na construção da UBS.
Estrutura - Considerada a mais moderna da região, possui estrutura apropriada para o recebimento de sementes, composta por equipamentos de descarga, limpeza, secagem, beneficiamento e padronização. O processo é todo automatizado. A UBS da Codepa tem condições de beneficiar mil sacas de 40 quilos por dia e atualmente opera em 50% dessa capacidade. "Esperamos atingir a capacidade total entre o final de outubro e início de novembro, quando estaremos beneficiando as variedades de trigo", informa engenheiro agrônomo Eduardo Bertol, responsável técnico da UBS.
Origem das sementes - Segundo o administrador de empresas e gerente da cooperativa, Lucimar Piccolo, a unidade está beneficiando sementes de soja da empresa Nidera e da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec). "São variedades bem adaptadas à nossa região e também a outros estados produtores do País", diz Piccolo. O gerente informou ainda que as variedades de trigo e aveia que serão processadas na UBS da Codepa são originárias da Fundação Pro Sementes, Embrapa, Fundacep e OR Sementes.
Sobre a Codepa - A Codepa possui 116 associados. Atua na prestação de assistência técnica, recebimento de grãos, fornecimento de insumos agrícolas e produtos veterinários. "Na região, somos os únicos a trabalhar com agricultura de precisão", acrescenta Piccolo. Além de iniciar na área de beneficiamento de sementes, a cooperativa está investindo no setor de armazenagem e deve inaugurar em breve uma nova unidade de recebimento de grãos na localidade de Santo Antônio, também em Mangueirinha.