CÓDIGO FLORESTAL I: Jornal da OAB destaca propostas apresentadas pela Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As sugestões apresentadas pela Ocepar e incorporadas no texto sobre o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados, foram citadas em reportagem publicada na edição de junho do Jornal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Paraná. A matéria, intitulada "Especialistas criticam falta de critérios técnicos do novo Código Florestal Brasileiro", trata do debate realizado pela Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, no início do mês passado, com a presença de representantes de várias instituições, entre eles, o engenheiro agrônomo e assessor da área de meio ambiente do Sistema Ocepar, Sílvio Krinski.
Pontos - O autor da reportagem ressalta alguns pontos enfocados por Krinski durante o evento, como o fato do texto aprovado trazer algumas novidades, como o conceito de reserva legal coletiva, sugerido pelas cooperativas do Paraná e encaminhado juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) aos parlamentares que discutiram o assunto na Câmara Federal. "O documento, apresentado pela Ocepar, com dez propostas, foi resultado de reuniões com técnicos de cooperativas em todo o Paraná, que aconteceram em 2009 com o objetivo de apresentar uma proposta do setor", esclarece o jornalista na matéria.
Equilíbrio - A reportagem foi concluída com a declaração de Krinski sobre a condução dos debates ligados ao Código Florestal. "A discussão sobre meio ambiente, se não tiver base técnica, fica muito no emocional e não evolui. Quando você se organiza, consegue colocar para a sociedade a defesa de seus interesses. Acredito que, neste momento, cada setor vai querer opinar mas é preciso se chegar a um meio termo. No fim, todos queremos o equilíbrio da área de preservação com a área de produção de alimentos."