COLARI: Encontro de Produtores de Leite reúne 230 pessoas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No dia 11 de outubro, a Colari, com sede em Mandaguari, promoveu o XXV Encontro de Produtores de Leite da cooperativa. O evento aconteceu durante as festividades da 4ª Festa da Padroeira e 3ª Festa do Café de Mandaguari e contou com a participação de aproximadamente 230 pessoas, entre elas Newton Goy Kimura e Wilson Massambani, presidente e vice-presidente da Colari, Renato José Beleze, presidente da Confepar, e Renato Cardoso Machado, chefe regional da Seab.

Palestra - Os cooperados assistiram à palestra ministrada por Gustavo Beduschi, engenheiro agrônomo do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, que falou sobre mercado do leite e perspectivas para o setor, deixando os produtores a par do cenário leiteiro.

Depoimento - O zootecnista Donizeti Joaquim Teixeira Junior, que presta assistência técnica na área da Colari, juntamente com o cooperado Vilson Greczynzyn, de Roncador, falou sobre a importância do gerenciamento da propriedade por meio da planilha de custos. O produtor ressaltou que conseguiu se reerguer na atividade leiteira graças ao trabalho de Transferência de Tecnologias da Confepar, da qual a Colari é filiada, com destaque para as necessárias anotações, que realiza constantemente.

Estande Colari/Confepar - As cooperativas montaram um estande na 4ª Festa da Padroeira e 3ª Festa do Café de Mandaguari para que os visitantes pudessem conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Colari/Confepar, bem como adquirir insumos e produtos Polly com preços promocionais, sendo um espaço para ótimas opções de negócios.

Qualidade do Leite - Esse ano, em substituição ao Torneio Leiteiro, a premiação do XXV encontro foi voltada para a qualidade do leite produzido ao longo do Programa de Pagamento por Qualidade, implantado pela Confepar. A pontuação final foi obtida a partir da média anual das análises de qualidade, vindas do Laboratório da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

Classificação - Participaram produtores que possuem mais de seis meses de análise, considerando a entrega de leite até o mês de agosto de 2008. O concurso de qualidade não pontuou o volume de produção. Porém, o vencedor de cada classe foi o que obtive a melhor somatória de pontos dentro dos critérios de pontuação. Os produtores foram divididos em três classes, conforme o volume de produção, para que a competição fosse entre produtores com o mínimo de diferença de perfil possível. Os cooperados foram surpreendidos na hora do tradicional banho de leite, que este ano foi substituído por uma chuva de papel picado. (Imprensa Colari)

Conteúdos Relacionados