COLARI: Encontro de Produtores de Leite reúne 230 pessoas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No dia 11 de outubro, a Colari, com sede em Mandaguari, promoveu o XXV Encontro de Produtores de Leite da cooperativa. O evento aconteceu durante as festividades da 4ª Festa da Padroeira e 3ª Festa do Café de Mandaguari e contou com a participação de aproximadamente 230 pessoas, entre elas Newton Goy Kimura e Wilson Massambani, presidente e vice-presidente da Colari, Renato José Beleze, presidente da Confepar, e Renato Cardoso Machado, chefe regional da Seab.
Palestra - Os cooperados assistiram à palestra ministrada por Gustavo Beduschi, engenheiro agrônomo do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, que falou sobre mercado do leite e perspectivas para o setor, deixando os produtores a par do cenário leiteiro.
Depoimento - O zootecnista Donizeti Joaquim Teixeira Junior, que presta assistência técnica na área da Colari, juntamente com o cooperado Vilson Greczynzyn, de Roncador, falou sobre a importância do gerenciamento da propriedade por meio da planilha de custos. O produtor ressaltou que conseguiu se reerguer na atividade leiteira graças ao trabalho de Transferência de Tecnologias da Confepar, da qual a Colari é filiada, com destaque para as necessárias anotações, que realiza constantemente.
Estande Colari/Confepar - As cooperativas montaram um estande na 4ª Festa da Padroeira e 3ª Festa do Café de Mandaguari para que os visitantes pudessem conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Colari/Confepar, bem como adquirir insumos e produtos Polly com preços promocionais, sendo um espaço para ótimas opções de negócios.
Qualidade do Leite - Esse ano, em substituição ao Torneio Leiteiro, a premiação do XXV encontro foi voltada para a qualidade do leite produzido ao longo do Programa de Pagamento por Qualidade, implantado pela Confepar. A pontuação final foi obtida a partir da média anual das análises de qualidade, vindas do Laboratório da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).
Classificação - Participaram produtores que possuem mais de seis meses de análise, considerando a entrega de leite até o mês de agosto de 2008. O concurso de qualidade não pontuou o volume de produção. Porém, o vencedor de cada classe foi o que obtive a melhor somatória de pontos dentro dos critérios de pontuação. Os produtores foram divididos em três classes, conforme o volume de produção, para que a competição fosse entre produtores com o mínimo de diferença de perfil possível. Os cooperados foram surpreendidos na hora do tradicional banho de leite, que este ano foi substituído por uma chuva de papel picado. (Imprensa Colari)