COMÉRCIO EXTERIOR: Produtos de cooperativas despertam interesse da Rússia

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Mais de R$ 1 milhão poderão ser exportados para Rússia pelas cooperativas brasileiras, no próximo ano. A projeção foi feita pelo presidente da Câmara Oficial de Comércio e Indústria Brasil - Rússia, Antônio Carlos Rosset, depois de avaliar o potencial do setor na 1ª Rodada de  Negócios, realizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A Rússia passa por um processo de abertura de sua economia, tornando-se fonte de comércio para vários tipos de produtos, principalmente agropecuários, explicou Rosset.

Exigência - Ele acrescenta que o mercado russo não é tão exigente quanto os países da União Européia, mas se o Brasil mantiver condições fitosanitárias adequadas  e buscar sua melhoria, logo haverá uma fonte muito grande de divisas para o Brasil. A Rodada de Negócios  aconteceu em São Paulo  (SP),  de 3 a 5 de outubro, durante a Feira Internacional de Cooperativismo, Alimentos e Serviços (Fenacoop-2007). 

Oportunidade - Para o gerente de Mercados da OCB, Evandro Ninaut, a rodada foi uma oportunidade para as cooperativas aprenderem como se dá a dinâmica desse tipo de iniciativa e avaliar as possibilidades de alcançar melhores resultados. Ele explicou que muitas cooperativas não haviam participado de uma Rodada de Negócios anteriormente e tiveram a oportunidade de identificar novos nichos de mercados. Segundo  Ninaut, os representantes das cooperativas, agora mais experientes, podem prospectar outras oportunidades de negócios em seus próprios estados, visando custos menores de participação ou até mesmo em São Paulo que é um grande centro consumidor e distribuidor de produtos para todo o País.

Apoio nos estados - O gerente de Mercados alerta que as cooperativas interessadas em identificar novos mercados para seus produtos podem buscar apoio nas organizações de representação, nos seus respectivos estados. Técnicos de todas as unidades foram capacitados pela OCB em ações de promoção comercial, ou seja, receberam informações sobre como participar do Sistema de Inteligência Comercial - OCB (Sico) e de uma Rodada de Negócios, Missão Empresarial ou Viagem de Negócios. "Eles estão aptos a identificar o evento mais adequado e auxiliar cada cooperativa na preparação e participação em ações de promoção comercial a fim de atingirem os melhores resultados", diz Ninaut. (Informe OCB)

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