COMITIVA DA CROÁCIA: Frimesa recebe embaixador

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Depois de visitar a Agrária, Cocamar, Copacol, C. Vale e Copagril, o Embaixador da Croácia na República Federativa do Brasil, Rade Marelic, encerra nesta sexta-feira (02/03), quando estará na Frimesa, seu roteiro de visitas às cooperativas do Paraná. Ontem (01/03), o embaixador esteve na C.Vale e na Copagril. Os empresários croatas têm interesse no frango produzido por essas cooperativas. Na  Frimesa, o interesse comercial é na cerne suína e no queijo. A comitiva da Croácia está sendo acompanhada pelo engenheiro agrônomo Robson Mafioletti, analista técnico e econômico da Ocepar, e pelo deputado federal Moacir Micheletto. Na última segunda-feira, (26/02), o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, recebeu em Curitiba, na sede da Ocepar, a visita do embaixador Rade Marelic, acompanhando do chefe de gabinete do deputado federal Moacir Micheletto, Ronaldo Troncha, da secretária executiva da Frente Parlamentar Brasil/Croácia, Inúbia Sfoggia e demais assessores parlamentares. O encontro deu início a uma série de visitas do embaixador e comitiva a uma série de cooperativas paranaenses no decorrer desta semana. Segundo Marelic, estas visitas precedem uma vinda do Ministro da Agricultura do seu país que vê o Paraná como um grande parceiro comercial. Após ouvir de João Paulo Koslovski uma explanação sobre os principais números do cooperativismo paranaense, Marelic afirmou estar impressionado com a força das cooperativas do Paraná, principalmente no setor do agronegócio.

Potencial - O interesse da visita na Copagril, segundo o embaixador, foi conhecer as possibilidades e potencial produtivo avícola e suinícola das cooperativas paranaenses, em especial, da região Oeste do Paraná.
“Fui surpreendido positivamente pela ótima organização e desenvolvimento das cooperativas”, revelou o embaixador. O diretor vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa e o diretor secretário, Márcio Buss recepcionaram o embaixador. Segundo Podkowa, a Copagril abate hoje cerca de 90 mil aves ao dia, gerando uma produção de 150 toneladas de produtos/dia. Quanto a carne suína, a Copagril também é a maior produtora de suínos entregues à Frimesa, que industrializa a matéria-prima recebida das cooperativas filiadas (mais de 168 mil cabeças de suínos entregue em 2006). “Hoje a Copagril está entre as maiores produtoras de carne suína e de frango. E em termos de qualidade do produto, seguimos rigorosos controles de sanidade para oferecer carnes com padrões de qualidade e excelência. Temos a certeza que poderemos atender a Croácia oferecendo os melhores produtos disponíveis no mercado de todo o mundo”, salientou Podkowa.

Negócios – Existem grandes possibilidades de negócios entre a Croácia e as cooperativas visitadas, para comercialização de carne de frango e suína, tendo em vista que atualmente, Brasil e Croácia possuem um acordo de livre comércio. “Tudo o que foi verificado nas cooperativas será repassado a empresários da Croácia, para avaliar as possibilidades de negócios. Mas por tudo o que eu vi até agora posso dizer que existem enormes possibilidades de abertura dessas negociações”, acredita Marelic. Na oportunidade, o embaixador fez uma apresentação sobre os principais números da Croácia. O país possui cerca de 4,5 mil habitantes e um índice de visitação três vezes superior ao número de habitantes, por essa razão, afirma Marelic, existe a necessidade de comprar, entre diversos produtos, carne. “Somos auto-suficientes na produção de carne, mas como o turismo representa uma fatia muito grande da população que está no país, temos que importar este produto”, explicou. Foi o deputado federal Moacir Micheletto, presidente do Grupo Parlamentar Brasil e Croácia que viabilizou a visita do embaixador às cooperativas paranaenses. Segundo ele, a possibilidade de abertura de negócios com o país croata vai suprir a deficiência encontrada atualmente para exportação, principalmente, da carne suína. “Precisamos urgentemente de parceiros para escoar a produção de carne suína, que é de ótima qualidade, mas que está estocada devido à crise que o setor enfrenta desde o último ano. A Croácia tem todos os indicativos para ser um consumidor em potencial dos produtos brasileiros”, destacou Micheletto. (Com informações da Imprensa Copagril)

Conteúdos Relacionados