CONAB: Safra de grãos cresce mais uma vez
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A produção brasileira de grãos deve ser de 121,5 milhões de toneladas, anunciou o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jacinto Ferreira, ao divulgar na quinta-feira, dia 11/01, o 4º levantamento da safra 2006/07, realizado no período de 21 a 29 de dezembro junto às fontes de informação nos principais pólos produtores do País. O resultado aponta um crescimento de 1,59 milhão/t ou 1,3% sobre a safra anterior (119,9 milhões/t). Em relação à última pesquisa, divulgada em dezembro, o aumento é de 1,3 milhão/t (1,1%). Segundo o presidente da estatal, a revisão para cima se deve à recuperação da produtividade, beneficiada pelo clima favorável na fase inicial do plantio, principalmente na região Centro-Sul. “Se o clima continuar favorável, acredito que o volume da safra pode crescer mais um pouco, pois até agora temos sido conservadores nas nossas avaliações”. Como a colheita já se iniciou em algumas regiões, como é o caso da soja, Ferreira explicou que as chuvas não devem prejudicar as lavouras a ponto de alterar a estimativa.
Abastecimento - “Este volume da produção, mais os estoques disponíveis, nos permitem assegurar que o abastecimento do País será tranqüilo ao longo do ano”, assegurou o presidente da Conab. Ele apresentou à imprensa o quadro de oferta e demanda dos principais produtos agrícolas “Como vocês estão vendo, a oferta dos principais alimentos apresenta um cenário bastante confortável.” As culturas com maior destaque são a soja e o milho, que juntas contribuem com 82% da produção brasileira de grãos. A primeira deve alcançar 54,9 milhões de toneladas (45,2% da produção), 2,7% a mais que a safra anterior, que foi de 53,4 milhões/t. O resultado é o maior da história. Já a produção de milho (1ª e 2ª safras), que representa 36,8% do volume total da safra, é estimada em 44,7 milhões/t, volume 7,2% superior ao do período passado, de 41,7 milhões/t. O algodão (caroço) deve chegar a 2,1 milhões/t, superior em 25,5%. A colheita de arroz será de 11,11 milhões de t.
Área – A área total de plantio está calculada em 45,4 milhões de hectares, 4,% menor que a da safra 2005/06, de 47,3 milhões/ha. A redução é mais significativa na cultura de soja. A área de cultivo do trigo também foi reduzida em 25,6%, caindo de 2,4 milhões/ha para 1,8 ou 2 milhões/ha. Para atualizar os números, técnicos da Conab mantiveram contatos com representantes de cooperativas, órgãos públicos e privados, agentes financeiros e produtores de todo o País. Para fazer a próxima avaliação, eles visitarão as regiões produtoras no período de 21 a 27 deste mês. A nova divulgação da safra está prevista para o dia 6 de fevereiro.
Retomada – Robson Mafioletti, analista técnico do Sistema Ocepar, destaca que os números apresentados pela Conab mostram um momento de retomada para o agronegócio, com clima favorável. Mafioletti avalia que, se a cenário continuar favorável, a produção pode aumentar. Segundo ele, o milho safrinha e o trigo terão incremento significativo. No caso do milho safrinha, o aumento deve ser de 10% na área plantada. (Com informações do Mapa)