CONFERÊNCIA DAS CIDADES: Ocepar participa da 1ª reunião
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar, representado pelo assessor cooperativista Izaías Lopes, participou na última quarta-feira (25/04) da Primeira Reunião da Comissão Preparatória da 3ª Conferência das Cidades. A Ocepar é uma das entidades da sociedade civil organizada que integram a conferência. Na reunião foi elaborada a minuta do Regimento Estadual. A Terceira Conferência será realizada nos dias 26 e 27 de setembro deste ano e terá como lema “Desenvolvimento Urbano com participação popular e justiça social”. O tema será “Avançando na gestão democrática das cidades”. Participe, acessando o site www.pr.gov.br/sedu/CIDADES/index.html.
Objetivos – Conforme a minuta, os objetivos da conferência são os seguintes: propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos dos três Entes Federados com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano; sensibilizar e mobilizar a sociedade paranaense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades e propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de gênero, idade, raça, etnia e pessoas com deficiência para a formulação de proposições, realização de avaliações sobre as formas de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas. A conferência será integrada por representantes democraticamente escolhidos para representar as regiões e produzirá um documento final, a ser encaminhado ao governo do Paraná.
Participação - A participação da sociedade civil, em todas as etapas de sua realização, deverá obedecer à proporcionalidade estabelecida pelo Ministério das Cidades. Esta representação se dará por meio dos seguintes segmentos:
I gestores, administradores públicos e legislativos - federais,
estaduais e municipais 42,3%
II movimentos sociais e populares 26,7%
III trabalhadores, por suas entidades sindicais 9,9%
IV empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano 9,9%
V entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais 7%
VI ONGs com atuação na área 4,2%