CONQUISTA: Consórcio Antiferrugem aprova laboratório do projeto Olho Vivo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O laboratório de diagnose foliar do projeto "Olho Vivo" foi reconhecido essa semana pelo MAPA - Ministério da Agricultura e pela Embrapa Soja – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e passa agora a integrar oficialmente o Sistema de Alerta do Consórcio Antiferrugem. Para ser aprovado, o laboratório passou por uma criteriosa avaliação que comprovou a sua eficácia no trabalho de análise para identificações e quantificações de doenças foliares de soja, especialmente a ferrugem asiática. “Todas as exigências do Consórcio foram atendidas”, disse o doutor em fitopatologia e microbiologia e coordenador do Projeto, Alexandre Moura Cintra Goulart ao comemorar o reconhecimento. Uma dessas exigências inclusive, é que o laboratório deve ter como responsável um engenheiro agrônomo com doutorado em fitopatologia, como é o caso do doutor Alexandre. Outras exigências importantes são: o treinamento e capacitação do pessoal envolvido no trabalho; a utilização de materiais e equipamentos adequados e de qualidade; e a participação direta de uma instituição de ensino superior ou de pesquisa.
Coopermibra - “Esse credenciamento confirma que o trabalho realizado pelo Projeto Olho Vivo é de alta qualidade e atende as reais necessidades do produtor. E em toda sua área de atuação, é isso que a Coopermibra têm buscado oferecer ao seu cooperado”, comenta o diretor vice-presidente da Coopermibra, engenheiro agrônomo Valdomiro Bognar. O Olho Vivo é desenvolvido numa parceria entre a Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, a Iharabrás S/A Indústrias Químicas e a Faculdade Integrado de Campo Mourão. O Sistema de Alerta Embrapa é uma rede de comunicação gerenciada pela Embrapa Soja que se destina a informar a assistência técnica pública e privada sobre problemas detectados durante a safra; orientar quanto a possíveis soluções; e captar, entre os agentes de transferência, informações sobre o desempenho da safra nas várias regiões produtoras.
Sistema de Alerta - Participam do Sistema de Alerta pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento em soja e agentes do sistema de transferência de tecnologia público e privado, que têm o papel de captar em suas comunidades demandas por informações junto à pesquisa. Produtores de diferentes localidades do território brasileiro podem se inscrever para receber gratuitamente o sistema de alerta por correio eletrônico ou visitar a página na internet. O Sistema de Alerta de Ferrugem da Soja está disponível para consulta no endereço eletrônico do site da Embrapa Soja (www.cnpso.embrapa.br/alerta). (Assessoria de Imprensa Coopermibra)