CONTABILIDADE: Profissionais são preparados a adotar as novas regras contábeis

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Termina nesta quarta-feira (27/10), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o curso de fechamento de balanço promovido pelo Sescoop/PR. A capacitação, iniciada na segunda-feira (25/10), conta com a participação de cerca de 100 profissionais de aproximadamente 50 cooperativas paranaenses. Instrutores da Dickel e Maffi Consultoria estão orientando sobre temas atuais do novo cenário da contabilidade. Nos últimos anos, o setor vem passando por grandes mudanças impulsionadas pelo processo de convergência das normas brasileiras aos padrões internacionais. Em 2010 termina o prazo para as empresas brasileiras, inclusive as cooperativas, implantarem as novas regras contábeis. "É o último período que as empresas têm para a adoção das IFRS (International Financial Reporting Standards), que são as normas contábeis internacionais, e as cooperativas também estão sujeitas a elas. As de grande porte e aquelas sujeitas à prestação de contas publicamente, além das cooperativas subordinadas às agências reguladoras, têm que adotar na íntegra as normas editadas e publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Já as empresas de pequeno e médio porte devem adotar uma nota específica, que é a resolução 1255 do CFC", afirma o instrutor Dorly Dickel.

Alterações - "No curso estamos tratando, especialmente nesta quarta-feira, das principais alterações que ocorreram nesse conjunto de normas, de forma bem abrangente, e que vão atingir a maioria das cooperativas, inclusive com impacto e mudanças nos resultados dos balanços, com efeito fiscal e societário também. Estaremos ainda abordando as principais práticas, políticas contábeis e divulgação de notas explicativas que deverão ser adotadas agora nesse encerramento de balanço", frisou.  

Atualização - Dorly também ressaltou a necessidade do aprimoramento profissional constante nessa área. Esta é a terceira vez que ele orienta profissionais das cooperativas sobre esse tema em cursos promovidos pelo Sescoop/PR, um deles realizado em 2009 e os demais neste ano. "Os contadores precisam se reciclar, se atualizar. Essas normas passaram a ser publicadas em 2008, 2009 e agora, finalizando, em 2010. Provavelmente no futuro serão revisadas, mas o aprimoramento, o treinamento, enfim, dos profissionais é uma coisa permanente, contínua. Não termina aqui, mesmo que o prazo de adoção seja 2010. A atualização deverá ser feita nos próximos anos para que o trabalho continue sendo realizado da forma mais correta possível", disse o instrutor.

Atraso - Ainda de acordo com ele, a maioria das empresas brasileiras está atrasada na adoção das novas regras contábeis. "Eu até vou fazer uma pesquisa com contadores, como já fiz em outros estados. De modo geral, as empresas, exceto aquelas que têm ações em bolsa de valores, estão um pouco atrasadas na implantação das normas e o Paraná não é exceção. Eu acredito isso esteja ocorrendo aqui talvez porque se priorizou aquelas exigências fiscais da Receita Federal que efetivamente têm prazo para a entrega das declarações e que, se não forem entregues em dia, incorrem em multa. Dessa forma, a parte contábil mesmo ficou em segundo plano. Os brasileiros deixam tudo para a última hora então, agora, vão ter que correr e fazer umas horas extras para atender a essas exigências também em tempo", completou Dorly.

Conteúdos Relacionados