CONVENÇÃO FACIAP: Presidente da Ocepar destaca avanços do cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu como sendo o Ano Internacional do Cooperativismo, o Paraná tem muito o que comemorar. As 240 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar devem registrar uma movimentação financeira superior a R$ 32 bilhões, sendo responsáveis por 13% de toda a riqueza do estado e por 55% do PIB agrícola. Na tarde desta segunda-feira (01/10), durante a XXII Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu, as conquistas e os desafios do setor cooperativista foram destacados no painel “Os avanços obtidos pelas cooperativas agropecuárias e de crédito no Estado do Paraná”. O debate foi conduzido pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e teve a participação do presidente da Faciap, Rainer Zielasko, do presidente do Sicoob e do Sebrae/PR,  Jefferson Nogaroli, do vice-presidente do Sicredi PR/SP, Jaime Basso, e do presidente da cooperativa Agrária, Jorge Karl.

A Convenção– A XXII Convenção da Faciap foi aberta no último domingo (30/09) e segue até esta terça-feira (02/10), no Hotel Mabu. O evento, reconhecido por reunir empresários e Associações Comerciais e Empresariais de todo o Paraná, trouxe como temática deste ano três importantes pilares: “Empreender, Cooperar e Associar para um mundo melhor”. Durante os três dias, aconteceram palestras, painéis e plenárias relacionadas ao tema. Houve também a entrega de prêmios relacionados a diferentes áreas: o prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, o prêmio IPPEX de Excelência em Comércio Exterior, além do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na fase estadual.

Um setor em expansão– Convidado a falar sobre o modelo associativista cooperativo, Koslovski destacou alguns fatores que vem favorecendo a expansão das cooperativas paranaenses, a exemplo dos fortes investimentos na agroindustrialização, processo que agrega valor à produção primária, e o incremento das exportações de produtos cooperativos, não apenas por meio do aumento do número de produtos comercializados, mas também com a conquista de novos mercados. O dirigente lembrou ainda de acontecimentos que foram decisivos para a expansão do cooperativismo paranaense, como a criação do Recoop (Programa de Revitalização das Cooperativas) e também do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). “O Sescoop é o ‘S’ do nosso setor e vem fazendo um trabalho fantástico na formação profissional em todos os níveis das pessoas envolvidas com o cooperativismo em nosso estado”, comentou o dirigente, lembrando que somente no ano passado foram registrados mais 129 mil participações nos cursos de formação e capacitação realizados pelo Sistema, em parceria com as cooperativas. “Outro dado importante é que estão em andamento 33 cursos de MBAs, todos eles viabilizados com recursos do Sescoop/PR. Isto mostra que um dos principais diferenciais do cooperativismo paranaense é o expressivo investimento realizado nas pessoas”, disse.

 Crédito – Koslovski falou ainda sobre o crescimento exponencial das cooperativas de crédito. Ele lembrou  como foi o processo de organização do sistema de crédito no Brasil, a constituição dos bancos cooperativos, a legislação e a busca constante pela profissionalização e apoio do governo. O dirigente comentou também que o ramo crédito tem seus desafios e precisa continuar mobilizado em torno de questões como a aprovação do acesso ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), buscar avançar nas tratativas sobre fundo garantidor e aperfeiçoar ProcapCred.

{gallery}noticias/2012/outubro/02/convencao_faciap/{/gallery}

Conteúdos Relacionados