COODETEC: Área demonstrativa surpreende produtores paraguaios
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec em parceria com a Sociedad Agricola Golondrina SA, sua representante legal no Paraguai, apresentou 11 cultivares de soja durante o Dia de Campo de Verão 2010 da Agro Santa Rosa, que reuniu cerca de 350 agricultores, técnicos e lideranças políticas, em Hernandarias, Paraguai, no dia 2 de março. O engenheiro agrônomo e diretor executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro, acompanhou o evento. "A Agro Santa Rosa é pioneira na inovação e sempre aprendemos muito por aqui. Esse contato com o produtor é fundamental, ainda mais aqui no Paraguai, onde mantemos a liderança no concorrido mercado de soja."
Lançamentos - Entre opções que o portfólio da Coodetec oferece, o destaque na antecipação de semeadura foi para a CD 241RR. Segundo o agrônomo e supervisor de desenvolvimento de mercado de soja e trigo da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, esse cultivar é semiprecoce e mantém altos rendimentos, mesmo com a prática do plantio no cedo devido ao seu tipo de crescimento indeterminado com grande formação de galhos e de nós produtivos. A Coodetec apresentou também outro lançamento, a CD 239RR, com ciclo semiprecoce. "Essa cultivar é recomendada para as semeaduras em época normal. Tem resistência a podridão radicular de fitóftora, sistema radicular agressivo, resistência ao acamamento e arranque inicial pronunciado", explicou Rodrigues. Outra cultivar que chamou a atenção dos sojicultores que passaram pela área demonstrativa, foi a CD 236RR, precoce, de alto potencial produtivo, elevado peso de grãos, tolerância aos nematóides formadores de galhas e agora com o sistema STS (Soja Tolerante as Sulfoniluréias). A CD 236RR contém um gene que aumenta a velocidade de degradação dos herbicidas deste grupo na planta, proporcionando alta tolerância, além de garantir o potencial produtivo.
Solução - Para o engenheiro agrônomo da empresa ADM, de San Alberto, José Gutierrez, que atende mais de 60 mil hectares entre seus clientes produtores de soja na região, há 25 anos, o sistema STS é uma grande solução para os agricultores do Paraguai. "Hoje, quase a totalidade das áreas que atendemos, estão infestadas pela buva e com essas variedades da Coodetec visualizamos uma saída, um caminho com mais segurança." Conforme Gutierrez a variedade mais plantada nas regiões que ele atua é a CD 202 convencional, que se mantém estável há dez anos. Agora ele irá recomendar também, a CD 236RR com STS. "A Coodetec já conquistou credibilidade aqui na região, por isso não teremos problemas para indicar esse novo sistema de manejo em variedades transgênicas, além de ser a grande ferramenta para evitar os prejuízos que a buva vem causando nas lavouras", destacou. O evento encerrou com um churrasco ao som dos cantores e compositores gaúchos, Osvaldir e Carlos Magrão. "Realmente uma agradável oportunidade para o sojicultor paraguaio subsidiar a sua tomada de decisão, obter conhecimento, além de reencontrar amigos", comentou Rodrigues. (Assessoria de Imprensa Coodetec)