COODETEC: Cooperativa apresenta novidades da próxima safra
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coodetec - Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - reuniu 58 cooperativas e empresas produtoras de sementes licenciadas para apresentar as novidades da próxima safra. O primeiro evento ocorreu em Londrina, no dia 18 de maio, com licenciados das regiões norte e leste do Paraná, norte de Santa Catarina e sul de São Paulo. Os licenciados das regiões oeste, noroeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul, foram recebidos na sede da Cooperativa, em Cascavel, no dia 19 de maio.
Abertura - O diretor executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro, fez a abertura do evento, agradecendo a presença de todos e enfatizando a importância da Central como provedora de cultivares de soja e trigo e híbridos de milho para o agronegócio brasileiro e paraguaio. A rede de licenciamento da Coodetec conta com 137 empresas no sul do Brasil e Paraguai. O circuito de reuniões seguirá para o Rio Grande do Sul e Paraguai para atingir as demais empresas.
Resultados - Logo depois o engenheiro agrônomo e coordenador de desenvolvimento de mercado da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, apresentou os resultados dos experimentos conduzidos na última safra com as linhagens elite de soja da Coodetec, detalhando questões relacionadas à adaptação, produtividade, ciclo e altura de plantas. A grande novidade para a próxima safra está relacionada ao número de materiais de linhagens indeterminadas, que aceitam a antecipação de semeadura e resistem ao acamamento. Ele ainda destacou os materiais essencialmente derivados, como a CD 202RR e 215RR. "Essas são exigências do mercado e agregarão muito ao nosso portfólio," destacou Rodrigues.
Lançamento - Ele ainda fez o lançamento do Sistema STS (Soja Tolerante a Sulfoniluréias). "Estamos lançando uma solução para o controle de buva e demais plantas daninhas de difícil controle, ampliando o uso de herbicidas do grupo sulfoniluréias (grupo químico de herbicidas) em plantio direto da soja", explicou. A CD 236RR-STS, já está disponível para a safra de 2010/2011. Essa cultivar contém um gene mutante que aumenta a degradação dos herbicidas na planta, proporcionando alta tolerância, além de garantir o potencial produtivo. "Essa cultivar é recomendada para plantio em época normal e solos de alta fertilidade. Tem ciclo precoce, elevado peso de grãos e tolerância aos nematóides formadores de galhas. Ainda tolera a aplicação de glifosato. No caso da sulfuniluréia, a recomendação da Coodetec é o herbicida Classic®, da Dupont," explica.
Sementes - Os participantes também tiveram acesso aos volumes de sementes de soja e trigo CD que estarão disponíveis no mercado para comercialização na safra 2010/2011. "Há 2 anos analisamos estes números juntamente com os licenciados. Dessa forma visualizamos as oportunidades e, ao mesmo tempo, reduzimos o risco de sobras de sementes", comenta. (Imprensa Coodetec, publicado no Agrolink)