COODETEC: Cooperativa pretende crescer 43% em 2010

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mesmo com a crise mundial, o ano de 2009 foi marcado por conquistas para Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), que congrega 34 cooperativas, localizadas em seis estados brasileiros, somando mais de 180 mil associados. A Cooperativa obteve avanços significativos, que foram apresentados durante a Assembléia Geral Ordinária, realizada na quinta-feira, dia 28, em Cascavel. O evento é um dos acontecimentos mais importantes do calendário da cooperativa. É na assembléia que são apresentados todos os dados do exercício anterior. Toda a pauta de discussões referente à prestação de contas do ano de 2009 foi votada e aprovada por unanimidade pelos presentes. A Cooperativa consolidou faturamento de R$ 97,6 milhões em 2009, o que representa um crescimento de 14,84% em relação ao ano 2008. Para este ano, a Coodetec projeta receita bruta de R$ 139,4 milhões, o que representa uma expansão de 43% em relação ao ano anterior.

Novas oportunidades - A projeção de crescimento tem como alavancas as novas oportunidades geradas pelo lançamento de cultivares de soja convencional e transgênica, trigo e híbridos de milho (incluindo a tecnologia BT, Herculex*I  e YieldGard®, já disponível para a safra 2010-2011), além de novas estratégias de relacionamento com o mercado consumidor. "Reconhecendo as significativas mudanças no cenário tecnológico e cumprindo nossa principal finalidade, lançamos em 2009, três novas cultivares de Trigo, sendo uma para regiões quentes e duas para regiões mais frias do sul do Brasil. Em soja foram feitos mais cinco novos lançamentos, três cultivares para o Cerrado e duas para a região sul e em milho quatro novos híbridos foram lançados sendo um duplo e três simples", destacou o presidente da Coodetec, Irineo da Costa Rodrigues.

Crescimento - O balanço demonstrou que a empresa conta com uma base sólida e que conseguiu superar o cenário de incertezas. "Tomamos uma postura cautelosa ao elaborar nossos compromissos no exercício anterior, segurando despesas e investimentos, sem deixar de ter atitudes de crescimento, ressaltou Rodrigues. Líder no mercado brasileiro de trigo, a Coodetec mantém a preferência absoluta entre os triticultores paraguaios. É detentora da maior participação de mercado entre as empresas nacionais de melhoramento de híbridos de milho. Também é a empresa que mais cresce em vendas neste concorrido segmento. No mercado de soja, se mantém em primeiro lugar no sul do Brasil e Paraguai.

Conselho Fiscal - Os participantes acataram  o planejamento das principais ações para 2010 e também a eleição dos componentes do Conselho Fiscal, integrado por Marcos Bruschi Neto (Cocamar), José André Pazetto (Carol), Ricardo Silvio Chapla (Copagril), Cládis Jorge Furlanetto (Alfa), Luiz Flavio de  Oliveira (Coopatrigo) e José Tarcísio Pontarolo (Camp). O presidente disse ainda que todos os resultados positivos são fruto do comprometimento e da dedicação de cooperados, colaboradores, licenciados e agricultores que fazem parte da Coodetec. "Unidos em torno dos mesmos interesses e norteados pelo espírito cooperativista, vamos continuar alcançando nossos objetivos e dessa forma garantiremos o crescimento constante da nossa Cooperativa." Além de dirigentes das cooperativas associadas, a Assembléia contou com o representante do Sistema Ocepar, Guntolf van Kaick, representantes do Sicredi, Banco do Brasil, entre outros convidados.

Sobre a Coodetec - A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODETEC é uma empresa de base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade exclusiva dos 180 mil agricultores filiados às 34 mais destacadas cooperativas de produção do Brasil. Formada por uma rede complexa de ensaios, um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de biotecnologia, entomologia, fitopatologia, sementes e solos. O resultado de tudo isso é o grande diferencial: sementes de milho, soja e trigo de alta qualidade e adaptadas a diferentes climas e solos, com mais rendimento e menos risco.  A Coodetec trabalha forte para identificar as demandas do agricultor, bem como as exigências de mercado. É por isso que apresenta uma diversidade de sementes com tolerância às principais pragas e doenças, além de estabilidade de produção. Dessa forma, proporciona também segurança alimentar e cuidado com o meio ambiente. Essa contribuição à sociedade é fundamental para uma empresa como a COODETEC, que pratica os princípios cooperativistas. (Imprensa Coodetec)

Conteúdos Relacionados