COOPERATIVA DO ANO: Cooperativas do Paraná conquistam Prêmio OCB

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais uma vez, as cooperativas do Paraná confirmam presença entre os vencedores do Prêmio Cooperativa do Ano 2008. Das nove cooperativas brasileiras que conquistaram o prêmio este ano, quatro são do Paraná: C.Vale, que venceu em duas categorias - Educação Cooperativista e Qualidade e Produtividade -, com os projetos "Programa de educação C. Vale" e  "Programa de qualidade C. Vale"; Lar, também premiada em duas categorias -  Gestão Profissional e Gestão Inovação Tecnológica -, com os projetos "Gestão Lar em tempos de crise" e "Aproveitamento térmico no processamento de grãos"; Coopavel, premiada na  categoria Meio Ambiente, com o projeto "Água viva - proteção e recuperação de nascentes"; e a Unimed Londrina que, dentro dos Ramos afins ao Agropecuário, venceu na categoria Saúde com o projeto Bosque da Vida.

O Prêmio - O Prêmio Cooperativa do Ano foi criado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com o objetivo de identificar, divulgar e valorizar as iniciativas de sucesso das cooperativas vinculadas ao Sistema OCB.  É realizado em  parceira com a revista Globo Rural, e conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Esta é a quinta edição do Prêmio. Ao todo, 118 projetos foram inscritos por 82 cooperativas de 14 estados brasileiros para duas categorias gerais: Ramo Agropecuário e ramos afins ao Agropecuário.

Solenidade foi prestigiada - A solenidade de entrega do Prêmio foi realizada ontem (26.08), no Espaço Porto Vitória, em Brasília (DF), e foi bastante prestigiada. O evento contou com a presença de cerca de  400 participantes, entre cooperativistas, autoridades, dirigentes e colaboradores das unidades. O Paraná também prestigiou o evento. Estiveram presentes o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o superintendente José Roberto Ricken, e o presidente da Unimed Paraná, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, além de dirigentes e representantes cooperativistas do estado.

C. Vale - O projeto vencedor da C.Vale na categoria Educação Cooperativista detalha as ações para estimular o relacionamento entre associados e a C.Vale a fim de garantir a sustentabilidade da cooperativa ao longo do tempo e de qualificar essas pessoas. Estão envolvidos nas ações os associados, lideranças, jovens, estudantes, esposas de cooperados e funcionários. Para vencer na categoria Qualidade e Produtividade, a cooperativa descreveu os processos de implantação dos programas de qualidade e rastreabilidade que permitiram à C.Vale exportar carne de frango para países do Primeiro Mundo, mais exigentes em relação às normas de segurança alimentar. Com essas iniciativas, a cooperativa passou a vender produtos de maior valor, ampliando seu faturamento com a avicultura e remunerando melhor os integrados.

Comprovação - Para Alfredo Lang, presidente da C.Vale, os prêmios têm motivação distinta, mas ambos comprovam o acerto das estratégias de ação da cooperativa. "Uma cooperativa precisa ser administrada com profissionalismo e eficiência para competir e crescer economicamente e, ao mesmo tempo, ajudar os seus associados e as comunidades a se desenvolverem. E os nossos programas de educação cooperativista ajudam muito nisso porque transferem conhecimento e abrem horizontes", argumenta. Lang disse, também, que a produção de carne de frango com qualidade diferenciada sempre foi uma estratégia da C.Vale para conquistar mercados. Para isso, a implantação dos programas de qualidade e de rastreabilidade foi decisiva, acrescentou. As conquistas deste ano elevam para cinco o número de prêmios OCB/Globo Rural recebidos pela cooperativa desde 2004.

Lar - "Estamos orgulhosos pela conquista, pois isto enaltece o trabalho da cooperativa e o esforço dos seus dirigentes e colaboradores na busca por qualidade e excelência em todas as suas atividades", disse o vice-presidente da Cooperativa Lar, Lauro Soethe, ao receber das mãos do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o troféu Cooperativa do Ano 2008. A Lar foi  premiada nas categorias Gestão Profissional e Gestão Inovadora Tecnológica. Na Gestão Profissional, o tema foi Gestão Lar em Tempos de Crise e foram abordadas as dificuldades que o agronegócio passou em 2005 e 2006 (câmbio, preços dos produtos agrícolas, clima, doenças), e as ações da Cooperativa Lar para o seu enfretamento. Dentre as soluções destacou-se: revisão dos gastos por parte do quadro gerencial, não demissão de funcionários e reajuste salarial, ajuste dos benefícios dos funcionários, adequação da estrutura gerencial, redirecionamento da comercialização para mercados alternativos, aumento da produção de assados e cozidos e a introdução da linha de empanados na Unidade Industrial de Aves. Também a certificação OGM e o Seminário Tecnológico O Vencedor. Na Inovação Tecnológica, o tema foi o Aproveitamento Térmico no Processamento de Grãos, que contempla a canalização de gases da caldeira da Unidade Industrial de Soja para a secagem de grãos, o que resulta em maior estabilidade na temperatura da secagem, redução com lenha, redução da manutenção da fornalha, maior segurança ocupacional (não havendo necessidade de um funcionário em tempo integral para alimentar a fornalha com lenha), redução considerável da emissão de particulados no meio ambiente pos a fuligem é peneirada no secador, o que gera economia de R$ 446.695,63 ao ano.

Coopavel - "Ganhar o prêmio significou a coroação de todo o trabalho realizado pelos associados da Coopavel, pelos profissionais técnicos e também pela Unicoop - Universidade Coopavel, na implantação do projeto e conscientização dos produtores para o meio ambiente", disse o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que também esteve presente na entrega do Prêmio, ontem em Brasília. "Este é um projeto que vai além da recuperação da água, mas que conscientiza as pessoas para a preservação do meio ambiente em toda a sua amplitude", disse Grolli. O Projeto Água Viva - Proteção e Recuperação de Nascentes, da Coopavel, que ganhou prêmio nacional como o melhor programa ambiental do Brasil realizado no último ano,  foi lançado pela cooperativa em parceria com a empresa de defensivos agrícolas Syngenta, em novembro de 2004. O trabalho abrange os associados das 24 filiais da cooperativa, que são incentivados a fazer a proteção de nascentes nas propriedades.

Água com qualidade - "Esse projeto permite que os agricultores recuperem e preservem suas nascentes em boas condições por muitos anos", afirma Antônio Augusto Putini, gerente da Unicoop (Universidade Coopavel). Para desenvolver o projeto, os engenheiros agrônomos da Coopavel organizam os agricultores em grupos de trabalho, geralmente, envolvendo vizinhos e familiares. As orientações de como recuperar e proteger a nascente são repassadas pelo instrutor Pedro Josino Diesel. "A idéia é que aqueles que aprendem a técnica auxiliem outros agricultores da comunidade", explica ele que viaja por todo o Brasil ensinando o trabalho.  Ele também explicou que a proteção das nascentes evita a contaminação, além de melhorar a vazão da água, inclusive em períodos de seca, e ainda garante água de qualidade para as próximas gerações. Até o momento já foram restauradas 2,5 mil nascentes, mas a meta do projeto é ajudar cerca de 3,5 mil produtores associados a fazer a proteção das suas fontes, além de produtores rurais de outras regiões do país, que tiverem interesse em se beneficiar desse trabalho.

Unimed Londrina - A conquista do Prêmio Cooperativa do Ano teve um significado especial para a Unimed Londrina. "Foi muito importante para o sistema médico cooperativista porque reforça o sentimento de que estamos inseridos no sistema OCB e Ocepar", comenta o presidente da cooperativa, Issao Yassuda Udihara que, também compareceu à solenidade de premiação. A Unimed Londrina estava representada ainda pelo superintendente de Desenvolvimento e Mercado, Fabio Benito Pozza, pela analista de Responsabilidade Social, Fabianne Piojetti e pela assessora de imprensa e comunicação corporativa, Carolina Guadanhin. E prestigiando a premiação da Unimed compareceram a londrinense Márcia Sagai, do Ministério da Saúde, e Dora Sugimoto, do Ministério do Meio Ambiente. "Ficamos muito felizes pela presença de todos que prestigiaram a premiação, em especial, do  presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e do presidente da Federação das Unimeds do Paraná, Orestes Barrozo Medeiros Pullin, que fez questão de cumprimentar a Unimed Londrina pela conquista", disse o presidente da cooperativa médica, Issao Yassuda Udihara. Para  o dirigente, o reconhecimento externo obtido pelo projeto da cooperativa médica é motivo de satisfação e orgulho. "É uma certeza de que estamos no caminho certo", afirmou. "A Unimed Londrina está de parabéns pela conquista e também pelo projeto, já que é uma ação pioneira dentro do sistema cooperativista médico. Um ótimo exemplo a ser seguido, porque mostra consciência ambiental e preocupação com o desenvolvimento sustentável", frisou o presidente da Federação Unimed, que compareceu à solenidade sem saber que a Unimed Londrina era uma das finalistas. "Recebi o anúncio com surpresa e alegria, porque além de ser uma representante do nosso estado, trata-se de uma cooperativa do ramo médico", comentou.

 

Consciência ambiental - O projeto da Unimed Londrina, lançado em maio deste ano, tem por objetivo neutralizar a emissão dos gases do efeito estufa. Em parceria com a Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE), o Projeto Bosque da Vida visa plantar uma árvore pelo nascimento de cada bebê cliente Unimed Londrina. O plantio busca a recomposição do corredor ecológico entre os parques Arthur Thomas, Daisaku Ikeda e Rio Tibagi. A iniciativa da Cooperativa vai contribuir também para o reflorestamento do primeiro hectare da região.

Além do reflorestamento da margem do Tibagi, haverá o incentivo para o plantio das árvores na casa das pessoas, sensibilizando-as para o cuidado com o meio ambiente. Desde o dia 1º de maio, as mamães clientes receberam um certificado confirmando o plantio da árvore pelo nascimento do seu bebê. Paralelamente, é entregue uma muda de árvore frutífera de pequeno porte para as clientes que forem até a Central de Serviços realizar o Teste do Pezinho do seu filho. Na Unimed Londrina, a quantidade de emissão de gases do efeito estufa gerados em 2006 foi de 52,99 t de CO2, o que equivale ao plantio e manutenção de 267 árvores para sua neutralização. Os principais causadores da emissão são os combustíveis fósseis utilizados pelos veículos, seguidos pelo consumo de energia elétrica e, em menor escala, os gastos com água, papel e plástico.

 

 

Os projetos e cooperativas vencedores desta quinta edição são:

 

Ramo Agropecuário

 

- Categoria Educação Cooperativista

  Projeto "Programa de educação C. Vale"

  C.Vale Cooperativa Agroindustrial (PR)

 

- Categoria Gestão Profissional

  Projeto "Gestão Lar em tempos de crise"

  Cooperativa Agroindustrial Lar (PR)

 

- Categoria Inovação Tecnológica

  Projeto "Aproveitamento térmico no processamento de grãos"

  Cooperativa Agroindustrial Lar (PR)

 

- Categoria Intercooperação

  Projeto "Buscando eficiência e sustentabilidade"

  Cooperativa Agro Industrial do Centro Oeste do Brasil - Coabra (MS)

 

- Categoria Marketing

  Projeto "Tá na hora de experimentar algo novo - Aurora, a hora mais

  gostosa do dia"

  Cooperativa Central Oeste Catarinense - Aurora Alimentos (SC)

 

- Categoria Meio Ambiente

  Projeto "Água viva - proteção e recuperação de nascentes"

  Coopavel Cooperativa Agroindustrial (PR)

 

- Categoria Qualidade e Produtividade

  Projeto "Programa de qualidade C. Vale"

  C.Vale Cooperativa Agroindustrial (PR)

 

- Categoria Responsabilidade Social

  Projeto "Centro de educação profissional Eugênio José Antônio

  Pinesso - Ejap, uma proposta educacional de sucesso"

  Cooperativa dos Produtores do Centro Oeste - Conacentro (MS)

 

 

Ramos afins ao Agropecuário

 

- Categoria Crédito

  Projeto "Seminários municipais de crédito orientado"

  Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai

  - Sicredi Alto Uruguai (RS)

 

- Categoria Infra-esturutra

  Projeto "Coprel na escola - alegria e conhecimento"

  Coprel Cooperativa de energia (RS)

 

- Categoria Saúde

  Projeto "Bosque da vida"

  Unimed Londrina Cooperativa de Trabalho Médico (PR)

Conteúdos Relacionados