Cooperativas catarinenses desenvolverão programa de qualidade rural

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um dos mais avançados programas de formação profissional rural do país – o Qualidade Total Rural – será reeditado em 2006 para a qualificação de 3.348 produtores rurais cooperados em todo o Oeste catarinense mediante investimentos da ordem de R$ 1 milhão reais. O investimento será sustentado pelo Sebrae (29,95%), Senar (13%), Sescoop (13%), Coopercentral Aurora (13%) e por nove cooperativas agropecuárias (31,05%) – Copérdia, CooperA1, Cooperalfa, Cooperitaipu, Cooper Auriverde, Coperio, Coopervil, Camisc e Caslo. O convênio entre as instituições parceiras foi assinado em dezembro, tendo à frente o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara e o presidente da Aurora e também do Conselho de Administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo.

Desenvolvimento - O Qualidade Total Rural terá duas abordagens. Uma será o Programa de Olho na Qualidade, da linha do 5 “S”, que trabalhará em 2006 com 60 grupos, cada um com 18 propriedades, o que envolverá 1.080 estabelecimentos rurais e 2.160 produtores. O outro será a Conquista da Qualidade e Melhoria de Processos, com 33 grupos, 594 propriedades e 1.188 pessoas. O Sebrae formará e remunerará os educadores, fornecerá o material didático-pedagógico aos educadores e produtores, acompanhará e avaliará o andamento do programa. Além disso, capacitará os auditores internos das cooperativas, atualizará o software do programa QT Rural e treinará os funcionários para sua utilização. Caberá ao Sescoop e ao Senar repassar os valores conveniados e participar dos eventos programados. A Coopercentral selecionará os educadores e avaliará o desempenho de cada um, repassar a parcela e coordenar todo o programa.

Capacitação - Capacitar o produtor para sobreviver e prosperar na era da globalização é o objetivo dos dois programas que aplicam princípios da qualidade total nas atividades rurais para que o produtor mude a si mesmo e a sua propriedade para obter a desejada capacitação e profissionalização, explica o coordenador geral Joel Pinto. A Coopercentral Aurora adotou pioneiramente os dois programas em 1998. O projeto é aplicado através da seleção, capacitação e supervisão de técnicos das cooperativas que atuam como multiplicadores. Os multiplicadores receberam 40 horas de capacitação específica através de treinamento teórico-prático do programa, observando metodologia e roteiro de aplicação, dinâmica de trabalho e uso do material didático. São selecionados grupos de produtores rurais cujas propriedades são geograficamente próximas. A partir da formação dos grupos, inicia-se a aplicação do método, fundamentado no sistema de aprendizagem “aprender a fazer, fazendo”, com conteúdo teórico e prático. A metodologia foi desenvolvida pelo Sebrae em conjunto com a Coopercentral. (Portal do Fazendeiro)

Conteúdos Relacionados