Cooperativas voltam a ser destaque na Mercosuper 2004

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante a solenidade de abertura da Mercosuper 2004 e da 23.ª Convenção Paranaense de Supermercados, realizada na noite deste domingo (18), no Expo Trade Paraná, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba, o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço foi homenageado com o prêmio "Empresário do Ano" e a cooperativa Lar, através do seu presidente, Irineo da Costa Rodrigues recebeu o prêmio de "Empresa do Ano". A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Roberto Requião e do seu vice, Orlando Pessuti. Hoje, segunda-feira, acontece durante jantar, entrega de prêmios de destaque no setor de alimentos, com grandes chances das principais cooperativas do Estado serem indicadas como aconteceu no ano passado. Além da Cocamar e da Lar, participam com estandes na Mercosuper, as cooperativas Coamo, Copacol e Frimesa.

Crescimento - Na abertura, Pedro Joanir Zonta, presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), destacou que o setor pretende faturar neste ano de 2004 cerca R$ 6,8 bilhões este ano, o que representa um crescimento de 9,8% em relação aos números de 2003. Zonta destacou que o setor é impulsionado no estado pelas altas taxas de consumo per capita. O consumo em Curitiba é de R$ 3,3 mil, superior ao valor médio apurado no Brasil, que é de R$ 1,8 mil. Apesar da projeção favorável, Zonta chamou a atenção dos mais de 1,5 mil empresários presentes à abertura do evento para o sentimento de grande apreensão percebido no setor em razão do grande número de lojas. As empresas paranaenses estão no que ele denomina de "fio da navalha". No caso específico de Curitiba, são 21 hipermercados de sete redes, o que significa que existe um hipermercado para cada 133 mil habitantes. Em Porto Alegre, por exemplo, a proporção é de um para cada 236 mil habitantes. Segundo o presidente da Apras, três multinacionais e duas redes nacionais detêm 35% da rede de supermercados na capital, respondendo por 65% do faturamento do setor.

Atrações - Entre as atrações do Mercosuper 2004, que reúne 140 expositores e deverá movimentar R$ 460 milhões, está um carrinho de supermercado motorizado com mais de 4 metros de altura. Trata-se do supercarrinho da rede Condor, que este ano comemora 30 anos. O veículo é resultado do trabalho de três engenheiros e dois projetistas, que o criaram a partir de uma idéia do empresário Pedro Joanir Zonta. Dotado de um motor 1.6 Volkswagem, que foi adaptado especialmente para o projeto, amortecedores dimensionados e estrutura toda feita em aço tubular com 4,4 metros de altura por 3,7 de comprimento, o carrinho consegue rodar como um carro de verdade, com a diferença que o motorista fica há mais de 2,5 metros do chão.

Conteúdos Relacionados