COOPERATIVISMO: Evento de encerramento do Ano Internacional será realizado em Carambeí

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

IMG 5616"Colhe, Brasil" é o nome do evento que está sendo preparado para encerrar as atividades comemorativas do Ano Internacional das Cooperativas. Ele será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. O presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) e diretor da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, tratou sobre o assunto com o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, na tarde desta quinta-feira (17/05), durante visita à sede da entidade, em Curitiba. Geus estava acompanhado de Fábio Chedid, do Núcleo de Mídia e Conhecimento.

 

Seminário - "O evento deverá ter um grande seminário com várias palestras e vamos convidar pessoas que vão falar sobre o futuro do cooperativismo, sobre o que vamos ser nos próximos dez, quinze, vinte anos; os desafios que temos pela frente, analisando e debatendo questões que estão em voga hoje, como a sustentabilidade, o meio ambiente e as boas práticas, entre outros. Além disso, queremos aproveitar para mostrar aos visitantes a estrutura do Parque Histórico, a razão dele existir, o trabalho do cooperativismo, que praticamente nasceu na região de Carambeí, por meio das cooperativas de produção", afirmou Geus.

 

Outras atrações- A programação do evento engloba ainda uma mostra de boas práticas e atividades culturais. "Haverá atração para uma ampla gama de público", disse Fábio. Ele explicou que o evento está sendo organizado com o apoio de cooperativas, iniciativa privada, entidades ligadas aos governos municipais, estadual e federal e que, por meio do Fórum Futuro 10 Paraná, terá representantes de vários setores, como indústria,comércio, serviços, agropecuário, entre outros. "A ideia é levar ao conhecimento do público o resultado das atividades das cooperativas e demais entidades parceiras. É como se fôssemos apresentar no final do ano o que eles colheram ao longo de 2012", acrescentou ele.

 

 

Demonstração prática - Uma colheita de verdade deverá ocorrer durante o evento no Parque Histórico. "Ao redor do parque nós temos alguns campos que poderão ser cultivados para dar uma demonstração de como o agricultor colhia há cinquenta anos, com máquinas bem antigas. Talvez até coloquemos exemplos de tração animal, os primeiros tratores e as primeiras colheitadeiras, visando mostrar a evolução da tecnologia nessas cinco, seis décadas", explicou Geus. 

 

Reconhecimento - O presidente da Cooptur considera que, ao declarar 2012 como Ano Internacional das Cooperativas, a Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu a importância do setor. "O cooperativismo no Brasil ainda é um pouco incipiente, se comparado com o resto do mundo. Mas é um setor que está se destacando como uma alternativa, talvez a mais adequada, onde não é o capital que manda, mas o homem. A pessoa, na verdade, é o capital da empresa e isso tem que ser difundido cada vez mais, mostrando os excelentes resultados, como os que estamos colhendo no Paraná. Nós somos um exemplo no Brasil e, no mundo todo, o cooperativismo está crescendo. Assim, o reconhecimento da ONU veio a calhar e é muito apropriado", finalizou Geus.

Conteúdos Relacionados