COOPERATIVISMO I: Ricken participa de mesa redonda promovida por empresários de Maringá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para marcar a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, a Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) realizou, na noite desta segunda-feira (05/07), uma mesa redonda para debater os “alicerces de Maringá, capital nacional do associativismo”, com apoio da Cocamar, Sicredi União PR/SP, Sicoob Metropolitano, Unicred e outras entidades locais. O evento foi coordenado pelo presidente da entidade, Michel Felippe Soares, e contou com a participação por videoconferência do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e diversas lideranças cooperativistas e empresariais de Maringá. A cidade é destaque por abrigar atualmente cerca de 11 cooperativas dos mais diversos ramos de atuação e foi indicada em 2019, através do Projeto de Lei nº 5.289, do senador paranaense, Flávio Arns, como “capital nacional do associativismo”.

Abertura - O evento foi aberto com a manifestação do prefeito municipal, Ulisses Maia Kotsifas que destacou a importância que as cooperativas representam para o desenvolvimento do município. “Todo dia deve ser o dia de comemorar o cooperativismo no país. Um segmento que em nossa cidade contribui muito para geração de emprego e de renda para milhares de maringaenses. Nossa cidade é jovem, tem apenas 74 anos de vida, mas tem o cooperativismo, o associativismo no seu DNA. Se hoje Maringá detém o título de nona cidade que mais exporta no país, se deve ao trabalho das cooperativas agropecuárias como a Cocamar. Sem falar do trabalho realizado por outras cooperativas de crédito, saúde, trabalho e tantas outras que de forma associativa prestam um trabalho muito relevante para o desenvolvimento não só da região, mas também do Paraná. Por isso somos hoje uma das melhores cidades para se viver e temos muito orgulho disso”, frisou o mandatário local.

Cooperativas - “Uma das diferenças fundamentais de Maringá é ter um planejamento fundamentado em pontos importantes para seu desenvolvimento. Por isso que é uma das cidades melhores para se viver e com certeza nossas cooperativas, que também tem seus planejamentos estratégicos, contribuem para que isto seja possível”, frisou Ricken. O dirigente fez uma explanação detalhada sobre as atividades realizadas pelas cooperativas em Maringá e todo o Estado. “O cooperativismo é uma alternativa importante para podermos reconstruir nossa economia neste momento de pandemia. Nossas cooperativas não pararam e puderam manter os empregos de milhares de paranaenses”.

Participações - Também se manifestaram durante o evento, o senador Flávio Arns, Carlos Walter, presidente da Fiep, Luiz Ajita, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Metropolitano, Divanir Higino da Silva, presidente executivo da Cocamar, Wellington Ferreira, presidente do Sicredi União PR/SP, Durval Francisco dos Santos Filho, presidente da Unimed Maringá, André Carlos Garcia Vilhegas, presidente da Unicampo e Rafael Peters, gerente da Unicred.

Link - Para assistir à live completa, acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=N8D10-YTAX8.

Conteúdos Relacionados