COOPERATIVISMO III: Missão cooperativista sendo cumprida
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em 2010, momento em que a Cooperativa Agroindustrial Coamo comemora 40 anos, o Programa de Formação de Jovens Líderes tem se destacado como uma das principais formas da organização continuar a atividade de décadas. Para José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, a missão de preparar e deixar sucessores, tanto no campo como na própria direção da cooperativa, está sendo cumprida. "Isso não quer dizer que vai dar certo, mas para que a cooperativa tenha sucesso com as futuras gerações é preciso esse trabalho de base", ressalta.
Convite - Os jovens que participam do programa da Coamo normalmente são convidados pela direção da cooperativa. Todos que de alguma forma têm relação com a organização podem participar, mas a ideia é buscar jovens agricultores, entre 25 e 35 anos, que estejam de preferência assumindo a propriedade da família e tenham curso superior, para prepará-los para a liderança no campo, em suas comunidades e na cooperativa. "Eu tenho o direito de ficar velho, a Coamo não. Por isso, a necessidade de preparar os jovens para novas funções, buscando a inovação", observa Gallassini.
Novos líderes - O Programa de Formação de Jovens Líderes teve início em 1998, exatamente pela necessidade de preparar os jovens para assumir os negócios no meio rural, que ficam cada vez mais profissionais. Este ano, o programa vai formar a 14ª turma. Até o momento mais de 650 jovens cooperados foram formados pela Coamo, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR).
Módulos - O curso acontece entre os meses de maio e agosto e está estruturado em 4 módulos, além da visita aos entrepostos da Coamo e a formatura. E todo ano a cooperativa realiza um encontro entre esses jovens com o objetivo de confraternizar, apresentar novidades do setor e reforçar a filosofia da organização. Em 2008, o programa da Coamo foi premiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Grupo forte - Dos 22,3 mil cooperados da Coamo, estima-se que 45% deles tenham menos de 50 anos. Ou seja, segundo Gallassini, tem um grupo jovem bastante forte que pode ser capacitado e gerar bons frutos. (Folha Rural / Folha de Londrina)