COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cooperativismo 16 07 2021Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras.

Inovações e tendências - O boletim desta semana traz, na Análise Econômica, um levantamento que mostra a importância das cooperativas estarem atentas às inovações e tendências para se adaptarem o mais rápido possível a variações de cenário - como aconteceu em 2020, em razão da pandemia. Além disso, há também a análise do relatório apresentado ao projeto que discute a Reforma do Imposto de Renda.

Análise econômica - Analisar as principais tendências e oportunidades de mercado é essencial para se destacar em um mundo pós-pandemia. A palavra de ordem é intensidade. Muitas das mudanças aceleradas pela pandemia já estavam em curso e outras vieram para ficar. Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey aponta que, atualmente, as instituições têm três vezes mais probabilidade de conduzir 80% das interações com consumidores por meios digitais. No Brasil, o e-commerce faturou mais de R$ 87 bilhões e se consolidou como canal de compras para 4 em cada 10 brasileiros. E o cooperativismo também será parte dessas transformações. Confira nesta edição: como ajustar o foco para as inovações e ficar atento às tendências é fundamental para o desenvolvimento de sua cooperativa!

Acesse a Análise Econômica

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores

Reforma tributária - O deputado Celso Sabino apresentou nesta quinta-feira (15/07) um substitutivo para o PL 2.337/21, que trata sobre a Reforma do Imposto de Renda. A intenção é tirar o foco do texto original, que foi bastante criticado pelo setor empresarial, e pautar as discussões nessa nova proposta, para tentar o apoio dos impactados pelo texto. Para isso, o deputado reduziu o IRPJ para 2,5% já a partir de 2023. O texto deve ir para votação na Câmara em agosto, após o recesso parlamentar. Quer conferir o que mudou na proposta? Acesse nosso informativo e confira!

Acesse o informe Cooperativismo na Reforma Tributária

OCB, Frencoop e Unimed do Brasil debatem prioridades - As prioridades da atuação institucional da OCB, focada nas cooperativas médicas, foram a pauta de uma reunião entre o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, e Omar Abujamra e Paulo Brustolin, presidente e superintendente da Unimed do Brasil, respectivamente. Dentre os assuntos abordados durante a reunião, estava o resultado do diagnóstico do Ramo Saúde, que, entre outras coisas, funciona como um direcionador para a atuação da OCB.

Leia mais!

Proposta de autocontrole promete desburocratizar cadeia agroindustrial O Projeto de Lei nº 1.293/2021, que dispõe sobre o autocontrole nas atividades agropecuária e agroindustrial, vai desburocratizar, agilizar e tornar mais competitiva a defesa agropecuária no Brasil. A avaliação foi feita pelo relator da proposta, vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Domingos Sávio (MG), em audiência pública para debater o tema, realizada na quarta-feira (14/07), pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR). Na prática, o texto substitui a legislação atual de defesa sanitária por um novo modelo mais moderno e eficaz de fiscalização agropecuária baseada em programas de autocontrole executados pelos próprios agentes regulados (produtores agropecuários e indústria). Além disso, institui o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária, para estimular o aperfeiçoamento dos sistemas de garantia de qualidade dos agentes regulados.

Leia mais!

OCB e Frencoop pedem vacina para colaboradores das coops de crédito - O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, enviaram ofício ao Ministério da Saúde, pedindo para que sejam incluídos no Programa Nacional de Imunização (PNI) os colaboradores das cooperativas de crédito. No ofício enviado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a OCB destaca que “tendo em vista o momento que estamos passando no processo de imunização da população e a sinalização de que os bancários poderão integrar o público prioritário no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, entendemos ser de suma importância que a forma como venha prevista essa categoria não gere qualquer assimetria de tratamento para pessoas que exercem função similar em entidades com diferente modelo societário”.

Saiba mais!

Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital

 

Conteúdos Relacionados