COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras.
Tensão política - O boletim desta semana destaca a tensão política entre os poderes e o adiamento da votação da Reforma do Imposto de Renda. Quer saber quais são os desdobramentos desses acontecimentos e como isso impacta os negócios e as pautas de interesse do cooperativismo? Confira abaixo.
Análise política - Nos últimos dias, o aumento da tensão política entre Governo Federal e STF chamou a atenção no cenário político. Nas redes sociais, aliados de Bolsonaro têm compartilhado uma convocação para a realização de manifestações e paralisações no feriado de 7 de setembro em apoio ao Governo Federal. Como este cenário de impasse político interfere no ambiente de negócios? O que esperar deste choque entre Poderes na conjuntura política dos próximos meses? Como isso pode afetar o cooperativismo?
Reforma tributária - A Câmara dos Deputados adiou novamente a votação do PL 2.337/21, que trata sobre a Reforma do Imposto de Renda. Mais uma vez, o projeto foi pautado e antes de iniciar a discussão foi apresentado um requerimento para retirada da pauta - que foi aprovado pela maioria dos líderes partidários, incluindo governistas e oposição. A objeção dos partidos é a necessidade de mais tempo para análise da proposta e de seus impactos na sociedade, estados e municípios. O relator da proposta, deputado Celso Sabino, segue buscando apoio com a alteração de pontos do seu texto e, até o momento, já foram apresentadas 5 versões de relatório. A matéria pode voltar à pauta de votação do plenário da Câmara na próxima semana e a OCB acompanha de perto cada movimentação do tema da Reforma Tributária.
Clique aqui e acesse todas as análises anteriores
Live abordará estratégias para coops crescerem - O Sistema OCB vai promover uma série de lives chamada Estratégia e Inovação no Cooperativismo, com o objetivo de debater como e quais oportunidades podem fazer as cooperativas agropecuárias crescerem mais. Para isso, o apresentador Marcos Fava Neves, vai receber convidados especiais para discutir gestão, produtividade e sustentabilidade no agro. O tema da próxima live que ocorrerá no próximo dia 25/08, às 16h, é: Tendências de Consumo de Alimentos e seus Impactos. E quem estará com o apresentador é o CEO da IPC/Subway, Philippe de Grivel, e o diretor da Minerva, Francisco Minerva.
Confirmando o Seminário do Ramo Transporte 2021 - No ano de 2020 os Seminários Regionais do Ramo Transporte representaram um marco para o cooperativismo de transporte e, em 2021, não será diferente. O primeiro encontro ocorreu na terça-feira (17/08), com cooperativas da Região Norte, e o próximo encontro já tem data marcada para acontecer. Será no dia 2 de setembro, com a participação de representantes do Nordeste. O objetivo do Sistema OCB com essa iniciativa é elaborar, coletivamente, o plano estratégico do cooperativismo de transporte. Para participar, o interessado deve se inscrever. O evento é online e começa às 15h (horário de Brasília).
Geada: CMN aprova recursos do Funcafé para produtores - De forma preventiva e por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Conselho Monetário Nacional (CMN) reservou R$ 1,32 bilhões do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para medidas de apoio aos produtores que venham a ser indicadas após avaliação dos efeitos econômicos decorrentes do evento climático. O valor corresponde a 20% do valor das linhas de Custeio, Comercialização, Capital de Giro e Financiamento para Aquisição de Café (FAC), e 100% do valor da linha de Recuperação de Cafezais Danificados. A OCB tem apoiado diretamente a implementação de medidas para atendimento aos cafeicultores atingidos pelas últimas geadas.
Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital