COOPERJOVEM: Cocamar quer formar empreendedores cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Trabalho desenvolvido pela OCB e Mapa nas escolas tem obtido excelentes resultados com mudança de comportamento e até formação de cooperativas mirins. Com o objetivo de inserir o cooperativismo como temática de educação nas escolas da rede pública, a Cocamar participou e sediou o Programa de Formação de Multiplicadores do Sistema Cooperativista (Cooperjovem), realizado de 7 a 11 de novembro, em Maringá. “Queremos conscientizar o estudante sobre a importância da cooperação e preparar o jovem para ser um empreendedor cooperativista, apresentando o sistema como forma de organização socioeconômica, além de reforçar os princípios e valores do cooperativismo”, explica Marcelo Bérgamo, coordenador de cooperativismo da Cocamar.

Professores e assessores - A iniciativa reuniu representantes da cooperativa de Maringá, da Ocepar, do Sescoop e de outras três cooperativas do Estado: Copagra, de Nova Londrina, Copagril, de Marechal Cândido Rondon e Copacol, de Cafelândia, totalizando 25 pessoas entre professores e assessores de cooperativismo. O grupo foi capacitado para ser multiplicador do sistema cooperativista nas escolas, pela pedagoga do Departamento Nacional de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marli Bianna do Nascimento Nunes, gestora nacional do Cooperjovem. Com duração de 40 horas, o treinamento trabalhou com motivação, percepção, criatividade, sensibilização e valorização na primeira etapa, apresentou a história, filosofia, doutrina, estrutura e funcionamento do cooperativismo, de forma didática. Por fim, os grupos fizeram um planejamento de trabalho.

Na Cocamar - Os multiplicadores da Cocamar devem iniciar o trabalho com o Cooperjovem em turmas de quarta série, a partir do início do ano letivo de 2006. As escolas ainda estão sendo selecionadas. Esta nova iniciativa vem somar à “Escola no Campo” implantada este ano pela Cocamar, em parceria com a empresa Syngenta, também com o objetivo de difundir o cooperativismo e o cuidado com o meio ambiente. Voltado para turmas de 5ª série, o “Escola no Campo” envolve inicialmente 10 estabelecimentos de ensino nos municípios de Ivatuba, Doutor Camargo, Floresta, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguaçu, São Jorge do Patrocínio e no distrito de Iguatemi (Maringá). Para o ano que vem está previsto ainda um amplo trabalho, na mesma linha, com turmas da 6ª a 8ª séries, prevendo visitas à Cocamar e apresentação dos princípios e benefícios do cooperativismo, além de palestras sobre o sistema para turmas do ensino médio e universitário.

Conteúdos Relacionados