COOPERJOVEM: Cooperativas em prol do senso cooperativista em Londrina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na noite de 09 de setembro no Buffet Atlântico, em Londrina-PR, oficializou-se a implantação do Programa Cooperjovem no município. Foi ministrada palestra com o tema cooperativismo pelo coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Humberto César Bridi, que apresentou aos convidados a contribuição do cooperativismo no campo econômico e social. "É de grande interesse da comunidade a implantação do sistema cooperativista e isso pode ser observado pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que é mais elevado nos municípios em que as cooperativas estão presentes", acrescentou Bridi.
Parceria - O projeto está sendo implantado em Londrina com o apoio da Confepar - Agro-industrial Cooperativa Central e da Integrada - Cooperativa Agroindustrial. No primeiro momento, a implantação ocorrerá em duas escolas: Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves e Colégio Alfa Educação Infantil e Ensino Fundamental. Professores e educadores foram treinados pelo Sescoop-PR para trabalhar o tema cooperativismo em sala de aula com crianças da terceira série do ensino fundamental, tanto no aspecto teórico quanto prático de que o senso cooperativo pode e deve ser utilizado em todo âmbito do cotidiano.
Filosofia cooperativista - Esteve presente no lançamento do programa em Londrina, a secretária de Educação do Município, Carmem Lúcia Baccaro Sposti, representando o prefeito de Londrina, que manifestou grande satisfação para com todo o projeto, acreditando que novas trajetórias de ensino serão utilizadas nas escolas, iniciando de forma curricular o aprimoramento do senso cooperativista entre aos alunos. "Tenho certeza de que o projeto iniciará com as crianças da terceira série e se estenderá para os outros alunos e também para as famílias, promovendo a solidariedade e o respeito mútuo, praticando a filosofia de que cooperar é mais saudável e proveitoso do que competir", ressaltou Carmem.
Material didático - No evento foi feita a entrega dos certificados para os professores multiplicadores do Cooperjovem que participaram do treinamento entre os dias 28 e 30 de julho. Foi também entregue aos representantes das escolas participantes, o material didático do programa, composto de revistas em quadrinhos, que possuem uma linguagem adaptada ao entendimento dos alunos; o Livro do Aluno, em que conceitos básicos e princípios do cooperativismo são apresentados; e o Livro do Educador, que traz propostas e sugestões para o trabalho do senso cooperativo com os alunos.
Termo de compromisso - Assinaram o termo de compromisso, que marcou o início do Programa Cooperjovem na cidade de Londrina, o presidente da Confepar, Renato José Beleze, o vice-presidente da Integrada, Julio Akira Koyama, a presidente da APM da Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves, Vilma Ktisque de Oliveira, a diretora do Colégio Alfa, Solange Reeberg, e o coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Humberto César Bridi. (Com informações imprensa Confepar)