COOPERJOVEM II: Batavo comemora um ano do Programa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 240 alunos de escolas da rede municipal de ensino de Carambeí - cidade sede da Batavo Cooperativa Agroindustrial, estiveram reunidos na Associação dos Funcionários da Cooperativa Batavo, na tarde do último dia 02 de dezembro, para comemorar um ano de ações efetivas do Programa Cooperjovem.

Sustentabilidade Social - Acompanhados das professoras, orientadoras e alguns diretores das escolas que aplicaram o programa, os alunos receberam as boas-vindas ao evento pelo presidente da Batavo, Renato Greidanus, que enalteceu o importante trabalho de cooperação que está sendo realizado nas escolas através de seus professores, com o apoio da Prefeitura Municipal de Carambeí, através de sua Secretaria de Educação e Cultura.  "A Cooperativa Batavo pratica um dos seus principais valores ao firmar esta parceria com Sescoop/ PR e Prefeitura Municipal de Carambeí. Através deste programa vamos,  além de contribuir com as escolas na formação de cidadãos, praticando a sustentabilidade em seu maior âmbito ao assumir um compromisso com a comunidade, percebendo suas necessidades e aplicando iniciativas que brotam das crianças e se convertem em projetos que beneficiam o todo. Parabéns às professoras que são a razão de existência destas mudanças significativas em benefício de muitos, sempre com grande comprometimento", afirmou Renato.

Cidade Modelo - Para o prefeito de Carambeí, Osmar Rickli, que gentilmente participou das boas-vidas aos presentes, o município é modelo de cooperativismo no estado por várias razões. A principal delas foi o trabalho dos primeiros imigrantes que chegaram à região dos Campos Gerais e, com garra e pioneirismo, formaram a primeira e  mais importante cooperativa de produção da região, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico local. Rickli agradeceu o importante trabalho dos professores nas escolas com seus alunos, ao aplicar os valores e princípios do cooperativismo com atividades escolares. "A Prefeitura, recentemente, realizou vários projetos em benefício da comunidade que estão sendo reconhecidos pela população. Estes dias, na inauguração de uma creche, uma mãe testemunhou algo que me tocou, contando que seu filho, matriculado nesta creche, num final de tarde em sua casa, puxou uma oração de agradecimento junto a seus pais. Para a mãe, este gesto mostra o importante trabalho que vem sendo realizado na comunidade no âmbito social e o Coopejovem vem somar de forma positiva neste contexto", afirmou o prefeito.

Comprometimento - Para o agente do Cooperjovem da Batavo, Luciano Tonon Silva, neste primeiro ano de programa, notou-se um grande entusiasmo dos parceiros que fizeram da iniciativa um sucesso pela mobilidade social.  "A Prefeitura Municipal de Carambeí, através da secretaria de educação e cultura, ao dispor de seus professores e acreditarem no programa e no sistema cooperativista, se dedicaram em identificar as necessidades de seus alunos e em aplicar os projetos. Através das constantes capacitações realizadas pelo Sescoop/PR, as professoras conseguiram aplicar o programa num exercício diário, contribuindo, de forma inteligente e muitas vezes com poucos recursos materiais, mas muitos recursos humanos, para reverter situações negativas em prol não somente do aluno, mas muitas vezes de seus familiares", comenta Luciano.

Solidariedade e premiações - "Quando falamos em todo sonhamos numa sociedade completa, em que todos se dão as mãos para somar ao coletivo, e assim resultar num estilo de vida que traga consigo a solidariedade, a união, a soma de esforços para a construção de um mundo melhor. Qualquer ajuda, por mais insignificante que seja pra nós, pode ser tão importante para o próximo. Os acontecimentos negativos que vemos hoje na sociedade, é fruto do individualismo, não somente das pessoas que fazem o mal, mas muitas vezes de nós mesmos ao não oferecermos ajuda ao próximo". Estas palavras resumiram o objetivo do Programa na apresentação do agente do Cooperjovem, que, ao final, anunciou a redação vencedora, do aluno Eduardo Leal da Silva, que ganhou uma bicicleta; e do projeto de destaque, conduzido pela professora Leoni K. Weibender, e executado pelos seus alunos da Escola Limpo Grande. O projeto, intitulado "Reciclagem: Aproveita Tudo", moveu toda a comunidade dos familiares dos alunos daquele bairro, que começaram a separar os lixos para a reciclagem, entregando nos tambores de lixo da escola. Os alunos também se conscientizaram do lixo jogado nas dependências da escola, contribuindo para a limpeza geral, e mostrando às outras turmas que a educação ambiental resulta num local mais limpo e agradável. Para a professora, foi entregue uma câmera fotográfica digital, e à escola, através de uma parceria com a empresa Trobini, foram entregues kits de papelão para a separação e coleta dos lixos.

Parceria Sescoop/PR -  Para a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop /PR, Vanessa Christófoli de Castro, que tanto se empenhou para o andamento do Programa em Carambeí, a experiência da Batavo, que completa 1 ano de trabalho efetivo, tem se mostrado um exemplo de sucesso."O envolvimento das crianças é  reflexo do trabalho desenvolvido pelas educadoras e do compromisso assumido pela própria secretaria de educação com a proposta do Programa Cooperjovem. Este sucesso foi conquistado desde a implantação do Programa, pois  percebemos uma sintonia entre os objetivos da Cooperativa Batavo com os do Sescoop e da Secretaria de educação de Carambeí, que é a formação integral do aluno como cidadão ativo na sua comunidade. Para tanto, várias capacitações já foram realizadas fortalecendo estes conceitos, inclusive contando com a participação de outras cooperativas da região, também inseridas no mesmo programa", finalizou Vanessa. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados