COOPERJOVEM: Professores municipais recebem treinamento da Coagel

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com apoio do Sescoop-PR  e parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Goioerê e Quarto Centenário, mais de 60 professores receberam treinamento da Coagel visando a implantação do Cooperjovem, o cooperativismo nas escolas. No dia 25 de setembro, os professores da rede municipal de Goioerê receberam treinamento na Escola Dr. Daniel Portela, no distrito de Jaracatiá e, no dia 26, foi a vez dos professores de Quarto Centenário, que se reuniram na escola do distrito de Bandeirantes D´Oeste. O consultor Eliseu Hoffman, da empresa AME, foi o facilitador do treinamento utilizando uma dinâmica especial para os docentes que irão aplicar no dia a dia junto aos alunos.

Implantação do programa - O Cooperjovem está implantado há mais de dois anos nessas duas escolas com resultados surpreendentes. De acordo com a professora Olenir Biguetti, diretora da escola de Jaracatiá, depois que a Coagel apadrinhou o Cooperjovem, a sua escola vem sofrendo um processo de mudança comportamental muito grande. "Os alunos ficaram mais responsáveis e o processo pedagógico tem melhorado muito", comemora. A diretora da escola de Bandeirantes D´oeste, Sonia Bueno, também destaca o progresso da sua escola depois da implantação do Cooperjovem. "A experiência do cooperativismo em nossa escola tem sido muito boa, pois estamos assistindo mudanças comportamentais significativas tanto por parte dos alunos quanto dos professores", disse Sonia.

Atividades de geração de renda - Na Escola Dr. Daniel Portela, em Jaracatiá, o Cooperjovem possibilitou que os alunos da terceira série do ensino fundamental desenvolvam atividades de geração de renda através do artesanato. Os alunos fabricam bijuterias e comercializam na escola, em feiras e em outras diversas ocasiões. A renda auferida com a venda dos produtos é utilizada na compra de matérias escolares. Na Escola Presidente Castelo Branco, em Bandeirantes D´Oeste, cujos alunos na maioria são oriundos da zona rural, o projeto "Cooperjovem"  promove a "Feira da Escola", em que é feita a comercialização de produtos de horticultura produzidos pelos próprios alunos e seus pais. A feira é tradicional na escola e toda a comunidade participa.

Exemplos - Estes são exemplos que o Cooperjovem vem realizando nas duas escolas e que agora deverão ser ampliados para as demais escolas municipais com apoio da Coagel, Sescoop-PR e as prefeituras municipais. Segundo a assistente de cooperativismo da Coagel, Sandra Santos, o treinamento realizado com os professores visou alavancar o projeto. "Com este treinamento, esperamos que no próximo ano o nosso projeto tenha um maior número de escolas participantes", destaca Sandra.  (Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados