COOPERJOVEM: Sescoop capacita educadores na elaboração de projetos
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Após reunir os multiplicadores do Cooperjovem nesta segunda-feira (13/04), em Curitiba, para definir uma linha comum de atuação, o Sescoop/PR promove, a partir desta terça-feira (14/04), uma capacitação sobre elaboração de projetos, destinada a professores que executam o programa o Paraná. O curso se estende até quarta-feira (15/04), na sede da Ocepar, com a participação de 22 educadores. O conteúdo está sendo repassado pelo consultor Gustavo A. Leal Brandão. "Professores que acreditam na proposta do Cooperjovem estão desenvolvendo trabalhos muito bons, mas demonstraram dificuldade em fazer o registro das ações desenvolvidas nas escolas. Desta forma, o Sescoop organizou este curso com vistas a facilitar a identificação de necessidades e dos indicadores qualitativos para a avaliação dos projetos", afirma a coordenadora estadual do programa, Vanesa Christofoli.
"Extra-muro" - Além disso, a idéia da capacitação é mostrar aos educadores a possibilidade de desenvolver atividades cujos resultados extrapolem o ambiente escolar. "O Cooperjovem visa inserir o cooperativismo nas escolas mas a abrangência da proposta é em âmbito da comunidade. A semeadura é feita nos estabelecimentos de ensino, mas as mudanças de atitude devem refletir também na família dos alunos, na vizinhança, ou seja, em todo o entorno da escola", acrescenta Vanessa.
Expectativa - "Espero que, por meio do Programa, nós professores consigamos instigar os princípios do cooperativismo nos alunos, colaborando com a escola e com a comunidade em geral. A sociedade atual é muito individualista e é importante trabalhar esse aspecto da cooperação entre os estudantes pois eles serão as pessoas que futuramente vão gerenciar a nossa sociedade", afirma Poliana Sibele de Almeida Ferreira, do Colégio Estadual Santos Dumond, de Cafelândia, onde o Cooperjovem é desenvolvido em parceria com a cooperativa Copacol. Ela está participando do curso sobre a elaboração de projetos educacionais e, a partir deste ano, irá atuar diretamente com o programa.
Resultados - Envolvida com o Cooperjovem desde 2003, a professora Salete Vieceli Vescovi, da Escola Municipal Percioti, de Palotina, avalia que os projetos implementados através do programa estão trazendo bons resultados. "Aos poucos, nós estamos colhendo os frutos desse trabalho, que está despertando a consciência cooperativista na escola e na comunidade e vem motivando as pessoas a buscarem alternativas para a solução de seus problemas baseados nos princípios do cooperativismo", diz. "O programa está contribuindo para estreitar o relacionamento entre a comunidade e a C.Vale, que tem levado os estudantes para conhecer o trabalho de diversificação realizado pela cooperativa, como a amidonaria e o complexo avícola. São investimentos que beneficiam não apenas os associados como também resultam na geração de renda e de empregos para toda a comunidade", completa Mirna Klein, coordenadora do Cooperjovem na C. Vale. Em Palotina, mais de 320 educadores de oito municípios da área de ação da cooperativa já foram capacitados nos últimos cinco anos para atuar no programa.
Modelo diferenciado - O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido desde 2000 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Ele foi institucionalizado em 19 de junho de 2007 pela resolução nº 109, do Conselho Nacional do Sescoop. Em 5 de novembro de 2007, foi aprovada a portaria nº 036, estabelecendo os procedimentos para fins de qualificação, implantação e acompanhamento do programa. "Com essa iniciativa, nós podemos construir um modelo diferenciado de relações entre alunos, professores, comunidade e cooperativa, promovendo uma mudança estrutural nas sociedades envolvidas", afirma o presidente do Sistema OCB e do Sescoop Nacional, Márcio Lopes de Freitas.
Paraná - Executado no Paraná através do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, o Cooperjovem está fazendo muito sucesso entre as cooperativas onde foi implantado. O objetivo do programa é ensinar aos alunos das escolas do ensino fundamental os princípios e valores do cooperativismo, produzindo resultados práticos nos envolvidos. "Quando as crianças participam do Cooperjovem, estão se preparando para o exercício de sua cidadania. Com o aprendizado, viabilizam expectativas de um mundo mais justo e fraterno", afirma o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. Desde a sua implantação no Estado, o programa já envolveu milhares de alunos e professores. Atualmente, o Cooperjovem atende 9500 alunos, de 95 escolas, em 40 municípios paranaenses. O número de professores multiplicadores preparados pelo Sescoop/PR já soma 974. Até agora foi implantado pelas cooperativas: Lar, C.Vale, Castrolanda, Coagel, Cocamar, Cocari, Confepar, Copacol, Copagril e Integrada.