COOPERMIBRA: Cooperativa plantará mil mudas pelo Dia da Árvore
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Como parte das comemorações alusivas ao Dia da Árvore, a Coopermibra realiza na próxima segunda-feira (22/09) o plantio de mais de mil mudas de árvores nativas que vão ajudar a recompor a área de preservação permanente que cerca uma nascente e um córrego existentes nas proximidades da recém instalada unidade de recebimento de grãos da Cooperativa, no município de Pitanga. "Quando a Coopermibra adquiriu a chácara para construir sua nova unidade, foi observado que havia uma deficiência na área de preservação permanente ao entorno do córrego e da nascente", explica o gestor ambiental da Cooperativa, Rafael Metchko. "E desde o início a nossa proposta é de recuperar completamente essa área", complementa ressaltando que um dos princípios da Coopermibra é a preservação ambiental.
Outras ações - Como exemplo dessa conscientização da Coopermibra, Metchko cita ações voltadas à preservação do meio ambiente que são promovidas ou apoiadas pela Cooperativa, como o projeto de recomposição de matas ciliares em Campina da Lagoa e a formação do Corredor Ecológico de Goioerê. A área a ser reflorestada tem 0,6 hectares e nela serão plantadas árvores nativas de espécies como Gurucaia, Pinheiro do Paraná, Cedro, Tarumã, Brasnquilho, Covitinga, Canelas, Aroeira, Caroba e outras. O plantio contará com a participação de estudantes da rede pública de ensino de Pitanga que, com essa atividade, serão incentivados a praticarem a preservação ambiental
Dia da Árvore - O dia 21 de setembro foi escolhido para ser o Dia da Árvore por anteceder o início da Primavera no Hemisfério Sul. Essa homenagem foi criada também devido à importância que as árvores representam para a humanidade. Por seus muitos benefícios, a árvore é considerada por muitos como um sinônimo de vida. Na natureza a árvore representa o equilíbrio do meio ambiente. Ela produz os frutos que alimentam os animais e o homem; ela é o abrigo para inúmeras espécies de animais, aves e insetos; ela protege o solo, os rios e as nascentes; dela vem o ar que respiramos; ela ajuda a equilibrar a temperatura; ela retirar os gases tóxicos do ar. Além disso, a árvore fornece ainda: madeira para móveis e construções; celulose para o papel; carvão para aquecimento e produção de energia; substâncias medicinais; óleos; resinas; gomas; essências; mel; frutos; flores e muitos outros. É por este e por muitos outros benefícios, que existe uma data para homenagear a árvore. (Imprensa Coopermibra)