COOPERMIBRA: Safra de verão começa ser entregue
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Agricultores associados à Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, já estão fazendo a entrega da safra de verão. Um deles é Edgar Satoru Takada, do Sítio Regina, no município de Engenheiro Beltrão. Graças ao plantio de uma variedade superprecoce, ele iniciou a colheita do milho no início dessa semana. "Este foi o primeiro recebimento de milho da safra 2007/2008 registrado entre as 16 regionais da Coopermibra", informa o gerente de agronegócios da Cooperativa, engenheiro agrônomo Carlos Praisler.
Desenvolvimento - A área de 25 alqueires da família Takada foi semeada no dia 20 de setembro. Apesar da estiagem registrada naquele período, uma chuva esporádica que caiu na região possibilitou o plantio. "Tivemos uma estiagem depois que atrasou um pouco o desenvolvimento das plantas, mas ajudou na aplicação do inseticida para combater a lagarta do cartucho", comenta.
Expectativa - Pelo que foi colhido no início, Takada espera obter uma média de 280 sacas por alqueire, volume considerado por ele como muito bom. Depois da colheita a área será preparada com uma adubação especial para o plantio do milho safrinha e reservada depois para o plantio da soja na safra 2008/2009. Em relação ao futuro, o agricultor revela que está otimista de que, tanto o clima quanto o mercado, continuarão favoráveis ao setor do agrícola. "As expectativa são boas e ficamos felizes por sabermos que fomos responsáveis pela primeira entrega de milho na Coopermibra", comentou.
Colheita - De acordo com o gerente da regional Coopermibra de Quinta do Sol, Nilson Kitayama, a família Takada é tradicional na região e se destaca pelo bom trabalho realizado em suas lavouras. "Eles sabem tratar a terra da forma correta", ressalta. Quanto à colheita da atual safra, Kitayama diz que o trabalho deve se intensificar a partir da próxima semana. "Temos várias áreas de agricultores associados que começam a ser colhidas nos próximos dias, tanto de milho quanto de soja" informa. Assim como Takada, o gerente da Coopermibra diz que o ânimo entre os agricultores é grande. "Apesar de algumas áreas ainda dependerem das condições climáticas favoráveis, a expectativa de produtividade é boa e os produtores estão muito animados com isso". (Coopermibra)