COOPTUR: Cooperados se reúnem em Carambeí para prestação de contas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com um crescimento cada ano mais expressivo, a Cooperativa Paranaense de Turismo - Cooptur, realizou nesta terça-feira (18/03), nas dependências da Cooperativa Batavo, a sua Assembléia Geral Ordinária de prestação de contas aos associados. Com uma evolução no faturamento de mais de 400% no ano de 2007, os associados já comemoram a viabilidade de seus projetos no turismo rural, seja ele técnico ou cultural.
Consolidação - Com três anos de existência, a assembléia votou a mudança de alguns membros da diretoria, já previstos no estatuto, permanecendo a presidência para Dick Carlos de Geus, que fez o discurso de abertura com a frase: "Podemos afirmar com segurança e alegria que no ano passado a Cooptur se consolidou no mercado e mostrou que é uma cooperativa viável em função do que ela oferece em produtos técnicos e turísticos. Após dois anos muito difíceis, nos quais tivemos problemas de toda ordem, causadas pela falta de experiência, de recursos financeiros e de uma melhor estrutura organizacional, podemos dizer que hoje estamos em condições de oferecer ao mercado os nossos produtos com total segurança." Reforçando este mérito, o presidente da Cooperativa Castrolanda Franz Borg, também membro do conselho fiscal da Cooptur, e representando a Ocepar, reforçou a importância do trabalho realizado pela diretoria nestes anos difíceis.
Ações para 2008 - Constantemente melhorando e aprimorando, trazendo um diferencial aos visitantes, a Cooptur, para este ano, estará promovendo cursos de capacitação aos seus associados, nas áreas de qualidade no atendimento, organização de eventos, e outros. Como produtos, o associado e vice-presidente da Cooptur, Marcio Miranda, apresentou os produtos e projetos para este ano, como reciclagem às cooperativas na área de cooperativismo e gincanas sócio-culturais, como foi o caso da cooperativa Batavo, que promoveu o encontro das mulheres cooperativistas em outubro de 2007, em Prudentópolis.
Novos produtos - Apostado em seus dois grandes produtos, a "Imersão em Cooperativismo e o Treinamento Vivencial em Cooperativismo", Dick de Geus ressaltou o potencial do crescimento. "Percebemos no decorrer do ano passado que existe um interesse forte nas diretorias das cooperativas de produção do nosso estado, em investir nos filhos dos seus cooperados e nos seus colaboradores. Por esta razão criamos um novo produto técnico, chamado Treinamento Vivencial em Cooperativismo, que consiste em repassar aos jovens, ao ar livre, ou seja, em belos lugares naturais, conhecimentos básicos do cooperativismo, como sua doutrina e seus princípios. Este produto já foi testado e será lançado ainda no primeiro semestre deste ano, sendo mais uma opção, ao lado da Imersão em Cooperativismo, que é um produto que foi amplamente utilizado pelas cooperativas paranaenses no ano passado. Estes dois produtos, se contratadas por cooperativas, são parcialmente pagos pelo Sescoop, que é o braço social do sistema cooperativo brasileiro.
Campanha - Também presente ao evento, o presidente da Batavo, Renato Greidanus, reforçou a atenção nos meios de comunicação direta com os filhos de associados, realizando uma campanha para registrar e-mails dos jovens para divulgar eventos da cooperativa, como o Vivencial em Cooperativismo. (Imprensa Batavo)