COOPTUR: Imersão em cooperativismo no \"Ninho do Corvo\"
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de conhecer um novo produto da Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo), 14 funcionários da Ocepar e Sescoop Paraná participaram, na última sexta-feira, da viagem de imersão em cooperativismo, no roteiro turístico eslavo-germânico, em Prudentópolis. A viagem teve como destino o Ninho do Corvo, localizado junto ao rio Barra Bonita, a 25 km da sede do município. O grupo foi recebido pelo presidente da Cooptur, Dick Carlos de Geus, pelo vice-presidente, Marcio de Sequeira, pelo diretor secretário Márcio Canto de Miranda e pelo professor Gilberto Gaertner, da Unicenp, instrutor do curso de cooperativismo. O objetivo da viagem foi proporcionar aos colaboradores do Sistema Ocepar um curso experiencial voltado à cooperação entre as pessoas, que é o novo produto da Cooptur.
Cooperação e superação - Durante cerca de cinco horas, os colaboradores do Sistema Ocepar interagiram entre si, sob a supervisão dos instrutores da Cooptur, onde as três equipes competiram entre si e, ao mesmo tempo, seus integrantes se obrigaram a confiar nos concorrentes e colaborar com eles para alcançar as metas estabelecidas no treinamento. Andar de olhos vendados por trilhas no meio da mata, vencer o medo ao descer pela tirolesa, atravessar o "campo minado" e praticar o arvorismo em busca de objetivos que valiam pontos foram algumas das atividades praticadas pelos participantes. Ao longo do dia, em sete estações, os participantes foram questionados por um dos instrutores sobre os princípios cooperativismo e como poderiam ser praticados mesmo em situações de concorrência.
Capacitação em cooperativismo - O gerente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fez uma avaliação muito positiva da viagem de imersão: "É um curso de cooperativismo ao ar livre, inédito que ensina a prática da cooperação por meio de atividades vivenciais. Os instrutores conseguiram, de forma criativa, repassar os princípios do cooperativismo de forma vivencial". Embora o curso tenha sido preparado para atender ao cooperativismo, Boesche considera que também poderá ser oferecido ao mercado interessado em capacitar seus funcionários na área de cooperação na busca de objetivos.
A Cooptur - A Cooperativa Paranaense de Turismo foi constituída com o objetivo de desenvolver o turismo no Paraná de forma organizada e sustentável, preservando e valorizando o patrimônio cultural, natural e produtivo de cada localidade, agregando valor às atividades já existentes. O roteiro da Cooptur inclui as cooperativas Castrolanda (Castro), Batavo (Carambeí), Capal (Arapolti), Witmarsum (Palmeira), Camp (Prudentópolis) e Agrária (Guarapuava). Envolve as cooperativas e as comunidades ou atrações turísticas dos municípios onde atuam. A organização do curso de imersão em cooperativismo nessas cooperativas objetiva aproveitar o conhecimento e a experiência dessas cooperativas, constituídas há mais de meio século. Informações sobre a Cooptur, excursões e cursos podem ser obtidas pelo fone (42) 3223-4771, ou pelo e-mail
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .