COPACOL: Cooperativa participa de ações pelo meio ambiente
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Dia Mundial da Água foi comemorado pela Copacol, em parceria com o governo do Paraná, prefeituras regionais, escolas da sua área de atuação, produtores e entidades em geral. A Cooperativa participou, no último dia 23/03, do plantio de 500 mudas florestais ao longo do Córrego Salto, em Jesuítas e da soltura de 50 mil alevinos de diversas espécies nativas na mesma área, além do replantio de 200 mudas, em complementação a faixa de mata ciliar existente no local. O evento que reuniu mais de 150 pessoas, foi realizado às 9h30 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da preservação do meio ambiente. Alinhado a proposta do governo do Estado de promover a recuperação das matas ciliares, a Copacol através do Programa Mata Ciliar, que está contemplado no Projeto DNA Copacol 1/40/5, pretende recuperar as matas ciliares de 40 rios, córregos e nascentes ao seu redor até o ano de 2008, quando completa 45 anos. Atualmente, em mais de 70 km de rios estão sendo recompostas as matas ciliares, sendo eles: Rio Campina, Rio Central, Córrego Progresso, Rio Água da Prata, Rio Verde, Rio Bandeirantes, Rio Santo Antônio, Rio São Luiz, Córrego Branco, Córrego Perobal, Córrego Caramuru, Córrego Araras, Rio Urtiga, Rio Provenil, Rio Borba Gato e Rio dos Padres.
Conscientização - Além deste trabalho, a cooperativa ainda investe em palestras de conscientização nas comunidades, na vistoria das propriedades para levantamento da situação atual, na distribuição de mudas aos produtores e na parceria com órgãos ambientais da região que realizam trabalho de preservação do meio ambiente. Para o engenheiro agrônomo e presidente da Copacol, Valter Pitol, a preservação do meio ambiente depende da participação de todos e eventos como esse, contribuem para reforçar a importância da união. “O meio ambiente é um patrimônio de todos e cada um pode fazer a sua parte”, complementa.
Preservar é preciso - Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, mesmo as ações simples realizadas, são muito significativas quando o assunto é preservar a natureza. “Com o patrimônio ambiental reconstruído, os benefícios serão para todos. É preciso preservar”, conclui. (Imprensa Copacol)