COPACOL: Copacol apresenta resultados obtidos em 2008

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 450 associados e familiares estiveram na tarde de quinta-feira (11/12), na Aercol onde participaram da reunião geral dos comitês e da confraternização de fim de ano. O encontro comandado pelo diretor presidente da cooperativa, Valter Pitol, apresentou os resultados de 2008 e a expectativa de produção para o ano que vem. acordo com Pitol, os números do ano em que a cooperativa completou 45 anos de atividades, foram bastante positivos e semelhantes aos de 2007. "Mesmo com as dificuldades que enfrentamos no primeiro semestre, conseguimos nos recuperar e podemos considerar que 2008 foi um ano bom para a Copacol", disse.

Avaliação - Segundo James Fernando de Morais, gerente administrativo financeiro da Copacol, o setor de avicultura não teve um ano muito bom, uma vez que o mercado internacional foi favorável. "Nosso rendimento foi melhor na atividade de grãos, mesmo com a desvalorização do frango e o custo alto de produção o resultado é positivo, semelhante ao do ano passado". O que chamou a atenção dos produtores foram os números de produtividade de leites e suínos. Segundo o presidente, tudo se deve a aposta da diversificação de produção, que não sentiu maiores reflexos da crise mundial. "Não podemos ver essa turbulência de mercado somente como uma coisa ruim, e sim, como uma oportunidade para que possamos crescer e desenvolver ainda mais. Vamos usar esses desafios para estruturar, organizar e reduzir os nossos custos, para possibilitar uma sustentação ainda maior para a cooperativa e nossos cooperados".

Investimentos para 2009 - O presidente Valter Pitol afirmou que a Copacol tinha uma série de projetos para 2009. "Vamos continuar nossos investimentos, mas dentro das condições de suportar toda essa situação de mercado. Deixaremos os investimentos de maior valor para outra oportunidade", finalizou. De acordo com o gerente, a Copacol planeja para o ano que vem uma pequena redução no volume de abate. "Este ano nós estávamos realizando o abate de 300 mil aves por dia, para o ano que vem vamos diminuir essa produção para 280 mil aves/dia. Neste volume vamos continuar a abastecer a indústria e também dar mais tranqüilidade ao produtor que vai produzir normalmente no ciclo de 60 dias".

Preços - O mercado interno vai manter no inicio de 2009 a sustentação de preços. Já os produtos de exportação seguirão com os preços baixos, uma vez que vários países estão com o volumes de estoques elevados e reduziram as compras. "Essa tendência deve manter pelo menos nos próximos três meses, mas a partir do segundo trimestre de 2009 a nossa expectativa é que os preços melhores", finalizou James Fernando. (Jornal Integração Oeste)

Conteúdos Relacionados