COPACOL I: Governador é convidado para inauguração de frigorífico de peixes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) vai inaugurar, no dia 27, um frigorífico para abate e industrialização de peixes, em Nova Aurora, região oeste do Paraná. O governador Roberto Requião foi convidado, nesta segunda-feira (02/06), a participar da inauguração da unidade pelo diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, e o gerente de vendas Paulo Roberto Bedani.
Investimentos - Quase metade do investimento de R$ 15 milhões, veio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Sul). "Utilizamos os recursos do banco na construção da planta, e agora vamos aplicar mais R$ 8 milhões em capital de giro. O BRDE é, desde 1973, o maior parceiro da Copacol", explicou Valter Pitol, presidente da cooperativa. A planta é destinada a abastecer inicialmente o mercado interno, mas tem planos de exportar aos Estados Unidos e Europa. O frigorífico terá capacidade para abater 10 toneladas de tilápia por dia, sendo que os primeiros produtos que vai oferecer serão o filé, isca, hambúrguer e lingüiça do peixe. "Vamos fazer o lançamento oficial da nova linha na metade de julho, mas nossa expectativa é aumentar a produção e diversificar os produtos conforme a comercialização", disse Pitol.
Frango - Com mais de 25 anos no mercado da avicultura, a Copacol vai utilizar sua estrutura administrativa e comercial para apoiar o frigorífico de peixes. "Nosso sistema de integração entre o produtor e a cooperativa será semelhante ao processo do frango", afirmou Pitol. "Em parceria com o agricultor nós produzimos os alevinos e entregamos ao produtor o peixe já com peso entre 30 e 50 gramas. Depois que o piscicultor faz a terminação, a cooperativa busca o peixe nos açudes e realiza o processo industrial e a comercialização", detalhou.
Dinamismo - De acordo com o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, o novo investimento será importante para dar mais dinamismo ao setor de carnes do Paraná. "Nós queremos retomar o crescimento no setor da piscicultura, por isso estamos dando, através das secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura todo o apoio necessário. Esses recursos de BRDE representam um reinício do setor de abates de peixes no Estado, importante tanto para o mercado interno quanto na exportação", disse. (AEN)