COPACOL: Tecnologia assegura decisões de associados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O aperfeiçoamento do SAP/R3 pela Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) no ano de 2005 garantiu mais uma vez à cooperativa a posição de destaque no ramo cooperativista de todo o País. O sistema alemão de tecnologia avançada que permite a disponibilização de informações rápidas e confiáveis para a tomada de decisões, adequou recentemente o EGF (Empréstimo do Governo Federal), com o objetivo de possibilitar um repasse de recursos seguro e com maior eficiência para os associados que preferem estocar os produtos agrícolas, à espera de um melhor momento para a venda dos mesmos. Da mesma forma, a adequação no sistema SAP/R3 também permite a partir de agora, a compra de trigo dos associados através de leilões do PEP (Prêmio de Escoamento de Produção). Já em novembro deste ano, a Copacol comprou 45.685 toneladas de trigo em condições mais favoráveis para os produtores.
Credibilidade - De acordo com a Supervisora do Departamento Financeiro da Copacol, Célia Hoffmann, a adaptação constante do sistema às necessidades da cooperativa, garante atender as mudanças do mercado, sem falar da confiabilidade das informações e precisão do controle orçamentário da empresa, que tem garantido credibilidade no mercado financeiro em benefício dos associados. A implantação do sistema há cinco anos na Copacol, levou em conta a geração de vantagem e diferenciação competitiva, em função de posicionamento estratégico, otimização de processos e gerenciamento do conhecimento. Os resultados positivos alcançados, entre eles, o aumento da produtividade, a redução de custos, a melhor efetividade das vendas e as melhores opções de comercialização dos produtos, podem ser visualizados com a conquista do primeiro lugar na categoria agronegócio da 5ª edição da Revista B2B Magazine, especializada em economia digital e que contempla os casos de sucesso no uso de tecnologia da informação com o Prêmio Padrão de Qualidade.
Projeções - Segundo o Gerente da Divisão Administrativa e Financeira da Copacol, James Fernando de Morais, o SAP/R3 permite à Copacol projetar o seu futuro de uma forma cada vez mais estruturada e sustentada. “Eu não consigo mais ver a Copacol sem o sistema de tecnologia avançada. Podemos planejar nossas ações de forma tranqüila e segura. A implantação do sistema foi difícil, porém, muito decisivo para a cooperativa”, explica. Para o gerente da Divisão de Unidades da Copacol, Rubem Marco de Salles Santos, o SAP/R3 permite um salto extraordinário na busca da excelência. “Hoje podemos obter informações em tempo real de todas as unidades da cooperativa. O sistema se tornou uma ferramenta imprescindível”, complementa.
Facilidade - De acordo com o engenheiro agrônomo e presidente da Copacol, Valter Pitol, depois da implantação do SAP/R3 ficou mais fácil tomar decisões importantes de investimentos e planejar ações de médio e longo prazo. “A agilidade e a confiança no sistema já se tornou rotina para os nossos associados, que são os maiores beneficiados”, conclui.