COPAGRA: Tranin comemora resultados positivos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Todos os objetivos traçados para 2008 foram alcançados pela Copagra, com sede em Nova Londrina, Noroeste do Estado. "Nós refizemos todo o planejamento do ano e, ainda assim, alcançamos as metas estabelecidas, mesmo com a seca e com a crise ocorrida no ano que passou", afirma o presidente da cooperativa, Miguel Tranin. "Isso demonstrou uma participação bastante intensa dos associados que estiveram muito presentes na cooperativa, mais uma vez acreditando na Copagra", acrescentou. Miguel esteve na sede da Ocepar, em Curitiba, na semana passada, reunido com o presidente do Sistema, João Paulo Koslovski. Os resultados da Copagra em 2008 serão apresentados durante a  Assembléia Geral Ordinária que será realizada dia 20 de março, às 10 horas, na Associação Atlética e Cultural da cooperativa.

Área de atuação - A Copagra atua em uma área composta por 15 municípios: Nova Londrina, Terra Rica, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Loanda, Santa Isabel do Ivai, Marilena, Itaúna do Sul, Guairaça, Diamante do Norte, Planaltina do Paraná, Santa Mônica, Porto Rico, São Pedro do Paraná e Amaporã. Ela foi a primeira cooperativa brasileira a construir uma usina de álcool e uma das primeiras a exportar álcool industrial e fluído anti-neve. Além disso, possui uma unidade de processamento de fécula de mandioca. Também trabalha com o recebimento de soja, milho, café, leite e arroz.

Crise - Logo que a crise financeira mundial começou a se alastrar, a Copagra começou a preparar seus associados para enfrentá-la. "Nós fomos a todas as unidades da cooperativa, fizemos reuniões com os associados, traduzindo de uma maneira mais simples o que se apresentava, o que era essa crise mundial, o que estava por vir diante de tudo aquilo", conta o presidente da cooperativa. "Naquele momento, nós também salientamos a importância de todos se unirem em torno da cooperativa para sermos mais fortes. Ao mesmo tempo, recomendamos prudência nos investimentos para evitar endividamentos", afirma Miguel. "Nós sempre fazemos esse trabalho de conscientizar o produtor, mostrar o cenário de mercado, interno e externo, até para facilitar o investimento do associado. Com isso, ele consegue fazer um planejamento e, dessa forma, nós acreditamos que transferimos bastante segurança para que ele possa trabalhar com mais tranqüilidade", ressalta. Diante da crise, ele conta que a cooperativa tomou medidas bastante conservadoras em relação aos investimentos e liberação de crédito. "Enfim, nós saneamos aquilo que era necessário já antevendo essa crise. Isso facilitou bastante o nosso desempenho. Ou seja, toda essa precaução, todo esse planejamento antecipado favoreceu que nós tivéssemos um resultado satisfatório em 2008", completa.

Ocepar - O presidente da Copagra destacou ainda o trabalho que vem sendo executado pelo Sistema Ocepar. "A Ocepar é o nosso grande guia no setor e tem tido um papel fundamental nas tratativas com o governo. Nós vemos a participação de parlamentares, de ministros e de secretários dentro da Ocepar, colhendo informações  até para um direcionamento para todo o nosso setor". Em sua avaliação a atuação da Organização também pode ser considerada estratégica. "Nós temos que continuar esse trabalho e, se possível, ampliá-lo, para que possamos nos fortalecer cada vez mais, principalmente, com a  Ocepar dando essa cobertura para as nossas cooperativas de produção", completa Miguel.

Conteúdos Relacionados