COPAGRIL: Comitiva vai a Hong Kong, China, Japão e Europa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de manter contato pessoal com compradores e verificar como os produtos Copagril chegam ao mercado externo, além de averiguar a aceitação e conferir a estrutura das empresas, suas formas de atuação e operacionalização de seus negócios, o diretor presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, o gerente da Unidade Industrial de Aves Copagril, Adolir Weber e o responsável pela área de Comercialização Avícola da Copagril, José Aparecido de Lima, estiveram por cerca de 20 dias em viagem à Hong Kong, China, Japão e Europa.

Hong Kong - Colonizada por ingleses, Hong Kong é uma ilha localizada no Sul da China. Possui cerca de oito milhões de habitantes e é considerado o 3º maior centro financeiro mundial. Hong Kong é um grande centro de negócios para a Copagril. Atualmente já são 18 empresas que adquirem, entre outros produtos, asas, pontas das asas e pés. Algumas destas empresas compram para distribuir em Hong Kong e outras para toda a China e Macau.

Elogios - "Para nossa satisfação, quando começamos a ser apresentados pelo número do SIF 797, como somos conhecidos, imediatamente eles falavam que este é o produto bom. Classificam os produtos Copagril como o melhor entre os produtos que eles compram", afirma o presidente da Copagril.  Chapla diz ainda que o posicionamento dos produtos no mercado externo, aumenta a responsabilidade e compromisso com a qualidade dos produtos, para manter e para crescer a comercialização no mercado externo. "Estamos com produtos muito bem posicionados e isso aumenta a nossa responsabilidade e compromisso em manter nosso padrão de qualidade. Fomos muito bem recepcionados em todas as empresas que visitamos, o que nos dá a certeza da importância do nosso produto no mercado externo", comenta.

Japão - O Japão é um país bem estabilizado e estruturado em todos os aspectos. É um povo receptivo. Culturalmente são bastante formais e prezam pela pontualidade. Possuem muitas áreas com plantio de arroz e consumem diversas espécies do mar. O nível de vida é bastante elevado, fato que se revela pelas vestimentas elegantes. No Japão, cerca de 90% dos homens usam ternos e gravatas diariamente e as mulheres, na sua maioria, usam roupas sociais.

Mercado importante - Hoje, cerca de 40% do total da produção exportada é destinada ao Japão. O principais produtos são: coxas e sobrecoxas desossadas inteiras ou em cubos e asas. Este volume praticamente é destinado a um único comprador, a empresa Sumikin, que atua em diversas áreas de negócios, dentre elas a alimentação, e fatura anualmente aproximadamente US$ 11 bilhões.

Produtos Copagril são os melhores - A Sumikin adquire os produtos Copagril e repassa às empresas processadoras de alimentos, com destaque para a Prima Meat Packers, a qual também foi visitada. Lá a comitiva da Copagril também pôde conferir de que forma o produto é preparado para ser processado. "Nesta empresa, nosso produto também é considerado como o melhor entre todas as marcas com as quais trabalham. Eles já estiveram visitando a nossa indústria e agora reafirmaram a preferência pelos produtos Copagril. Além de ver nosso produto, também visitamos a área de produção para conhecer o processo e as tecnologias adotadas bem como, verificar o que podemos melhorar", conta Chapla.

Respeito aos hábitos dos compradores  - Os japoneses são muito rigorosos com a higiene e qualidade, têm o hábito de comer produtos prontos revendidos em redes do tipo "Lojas de Conveniências". Para tanto, essas redes possuem um processo de logística altamente controlado para venda e estoque, devido ao rápido vencimento destes produtos prontos. "Tivemos uma reunião conjunta com a Sumikin e a Prima concretizando nossa parceria de negócios e comprometimento entre as três empresas para eventuais melhorias e para tratar de negócios com total transparência", afirma Chapla.

Europa - Já em continente europeu, a comitiva esteve na cidade de Colônia, na Alemanha, para visitar a Feira de Anuga durante dois dias. Considerada a maior exposição de alimentos e equipamentos para alimentos do mundo, a feira acontece a cada dois anos e tem a participação de empresas de todos os países do mundo que importam ou exportam produtos alimentícios e bebidas. "Ao todo, a Feira possui 12 pavilhões, sendo que cada um deles tem, no mínimo, o tamanho de três Centros de Eventos de Marechal Cândido Rondon. São milhares de expositores e visitantes com interesse de negócios. Visitamos basicamente os estandes relacionados às nossas áreas de negócios, como de carnes e laticínios e também estandes de agentes comerciais que negociam produtos Copagril na Europa. Tivemos reuniões e contatos com vários compradores de carne de frango da Europa", menciona o presidente da Copagril.

Holanda - A viagem à Holanda teve como objetivo verificar máquinas e equipamentos para automatização de frigoríficos e seus funcionamentos durante o processo de produção. A visita foi realizada em duas indústrias que operam com máquinas de cortes e desossa que poderão ser adquiridas para a Unidade Industrial de Aves Copagril visando agilizar e melhorar o processo interno de abate. Segundo relato de Chapla, a Holanda é um país que fica abaixo do nível do mar e por isso tem sérios problemas em relação à água e aos resíduos gerados nos processos industriais. Entretanto, é um país muito organizado e forte economicamente, tanto em indústrias quanto na agropecuária.

Contato pessoal é indispensável - Ao fim da viagem, Chapla afirmou que, atualmente, a Copagril expandiu seus negócios, deixando de atuar somente na sua microrregião para levar a marca da cooperativa para todo o mundo. Mesmo com as tecnologias de comunicação muito avançadas, ainda há a necessidade de manter o contato pessoal com clientes conquistados e clientes potenciais e, assim, agregar mais conhecimento para aproveitar as oportunidades e vantagens que temos em nossas atividades, além de também buscar cada vez mais informação para fortalecer nossos negócios.

Cuidados com a segurança e higiene - É extremamente importante pensar em produção de qualidade, utilizando rigorosas normas de segurança e higiene, pois o consumidor está cada vez mais exigente e quer um produto que garanta a segurança para sua saúde. "Nossa produção é boa, mas sempre temos algo que precisamos melhorar, tanto na propriedade, na lavoura, como na produção de frangos, leite ou suínos. Temos que trabalhar para produzir o melhor produto, prezar pela qualidade. Não queremos ser o maior produtor, mas sim, buscar sempre o melhor. Nosso diferencial é a qualidade dos produtos, que é obtida através do cumprimento das exigências técnicas, sistema de integração organizado que é o caminho certo para o controle de toda a produção", conclui Chapla. (Imprensa Copagril)

Conteúdos Relacionados