COPAGRIL: Cooperativa espera receber uma das melhores safras de soja
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A cooperativa Copagril, com sede em Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, mantém uma boa expectativa em relação ao recebimento da safra 2009/10 de grãos. "Em termos de soja, deveremos chegar próximo a 2,3 milhões de sacas. Nesses 40 anos de Copagril, seguramente será, no máximo, a quarta melhor safra desse período", afirmou o presidente da cooperativa, Ricardo Chapla, na tarde desta terça-feira (09/03), em Curitiba, durante visita realizada ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Ele estava acompanhado do gerente financeiro da Copagril, Marco Hansen. De acordo com Chapla, pequenas perdas foram registradas nas lavouras devido a períodos de extremo calor ocorridos no início de fevereiro. "Mesmo assim, podemos considerar que estamos tendo uma safra normal. Isso é muito bom porque nós perdemos praticamente a metade da safra anterior e também em torno de 40% da safra de inverno", disse o presidente da Copagril.
Milho - Ainda de acordo com ele, este ano o milho também apresenta bom rendimento. "Não teve praticamente nenhuma perda, embora tenha sido plantado pouco milho nessa safra de verão. Mas a colheita foi muito boa. A média de rendimento dá para ser considerada quase um recorde em termos de produtividade. Isso é muito importante. E agora o produtor tem investido bastante na safrinha e, se tivermos clima favorável, com certeza, teremos uma grande colheita também", ressaltou. A Copagril conta com 16 entrepostos e lojas com capacidade de armazenamento para 4,6 milhões de sacas. A cooperativa recebe toda a produção agropecuária dos associados como milho, soja, algodão, trigo, triticale, aveia, café, leite, suínos e outros produtos agrícolas.
Diversificação - Além da produção de grãos, os cooperados da Copagril também investem na diversificação de atividades o que, segundo Chapla, contribui para a melhoria de renda dos agricultores. "Temos a parte de pecuária muito forte, seja suíno, leite e também frango, que são três atividades muito importantes, especialmente para o nosso associado, pois mais de 80% deles são mini e pequenos produtores rurais e a nossa diversificação acaba dando o equilíbrio que precisamos ter como produtores e como cooperativa também", acrescentou.
Avicultura - Em seu complexo industrial, a Copagril possui uma unidade de processamento de carne de frango, que abastece o mercado interno e externo. Os produtos da cooperativa são vendidos para o Japão, Hong Kong, Europa, Oriente Médio, entre outros. Na avaliação de Chapla, a avicultura deve obter neste ano melhores resultados que os alcançados em 2009. "O ano passado foi um ano muito difícil, complicado em termos de ganho para a avicultura. Este ano é bem diferente em relação a 2009. Já nos primeiros meses foram registrados preços melhores, com custo um pouco menor. Assim, a nossa expectativa é de que possamos ter um ano muito bom na parte de frangos em termos de resultados. Até porque o mercado internacional voltou a aquecer um pouco mais. Ano passado houve uma retração em função da crise. Está havendo uma retomada, ainda não no patamar que nós tínhamos no passado, mas já está bem melhor e com a perspectiva de que melhore mais ainda. O mercado interno também tem reagido e, com isso tudo, se equilibrou. Dessa forma, podemos trabalhar com resultado positivo no frango", completou o presidente da Copagril.