COPAGRIL: Investimentos são realizados na melhoria da qualidade de produção de leite
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com objetivo de melhorar a qualidade do leite produzida, e promover para que os associados produzam leite de acordo com a Instrução Normativa 51 (IN 51), e também aumentem a produção de leite por hectare/ano, a Copagril firmou uma parceria com o Senar/PR.
Capacitação - Em 2009, foram realizados 15 cursos sobre a IN 51, envolvendo todos associados integrados nesta atividade.. Nesses cursos produtores receberam orientações sobre os cuidados e o manejo, para que o leite saia do resfriador com uma temperatura de 3 a 4°C, preservando assim todas as suas qualidades nutricionais e resultando com Baixa Contagem de Células Somáticas (CCS). Outra orientação repassada diz respeito a Contagem Bacteriana Total (CBT), pois está relacionada, principalmente, com a higiene dos tetos das vacas, da ordenhadeira e do tempo de resfriamento do leite.
Ordenha mecânica - Para profissionalizar ainda mais seus associados, em 2010, o foco dos treinamentos será a Ordenha Mecânica. Já foram realizados três cursos e estão programados para serem realizados mais doze até o final do ano. Os produtores recebem informações de que não basta apenas tirar o leite das vacas, mas sim, que o produtor ordenhe suas vacas, retirando todo o leite do úbere, sem estressar e, principalmente, não causar lesões nos tetos e no esfinter (orifício na ponta do teto de onde sai o leite). Pois uma vez lesionados, é uma porta aberta para a ocorrência das mastites, que sem dúvida nenhuma, é um dos principais problemas da atividade leiteira.
Meta - Para 2011, a Copagril, através do fomento leiteiro, planeja viabilizar Cursos de Avaliação de Conformação Ideal de Vacas Leiteiras e Manejo de Bovinos de Leite. Pois acredita que quanto mais conhecimentos o produtor possuir, menores serão os riscos dele em cometer erros. E dessa forma estará viabilizando e aumentando os lucros desta atividade e melhorando a qualidade do leite produzido. (Imprensa Copagril)