CRÉDITO: Nasce em Colombo cooperativa \"de livre admissão\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi constituída nesta terça-feira (05/06), em Colombo, a primeira cooperativa já no formato de “livre admissão”. Cerca de sessenta autoridades da cidade e região, dentre as quais, os sócio-fundadores, estiveram reunidos na ACIC - Associação Comercial e Industrial de Colombo, para fundar a Sicredi Copercredi. O presidente da Central Sicredi PR, Manfred Alfonso Dasenbrock; o prefeito de Colombo, José Antonio Camargo; o presidente da Sicredi Copercredi, Osmir Marcos Alberti; o preside Acic, Ambrósio Kniess; o superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, prestigiaram o evento.

Norte RMC - A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Metropolitana de Curitiba - Sicredi Copercredi, nasceu admitindo a associação de pessoas físicas e jurídicas no seu quadro social, diferentemente das cooperativas que atuam em Curitiba que, por força de legislação, só podem ser integradas por pessoas de uma mesma categoria profissional. A nova filiada Sicredi vai atuar nos municípios de Colombo (sede da cooperativa), Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Avanço histórico - “É um sonho antigo que agora está se concretizando: facilitar o acesso ao crédito e a produtos e serviços bancários, através da nossa cooperativa, com a nossa administração e com o apoio do Sistema Sicredi. Um fator especial desta cooperativa é que é um empreendimento que uniu todos os segmentos da sociedade – comércio, indústria, serviços, agricultura e poder público. Este é um marco para a história de Colombo”, disse Osmir Marcos Alberti, empresário e presidente do Conselho Superior da Associação Comercial e industrial de Colombo, agora também presidente da Sicredi Copercredi. O presidente da Acic, Ambrósio Kniess, confirmou suas expectativas e da associação a qual preside. “Agora é hora de convidar toda a sociedade a aproveitar as inúmeras vantagens que a Sicredi Copercredi oferecerá”.

Crescimento e expansão - Marcelo Martines Garcia, superintendente de Desenvolvimento, ressaltou a importância da parceria da ACIC e do Sindicato Rural, bem como, do envolvimento de todos os segmentos da comunidade de Colombo e região. Rafael Preis, gerente de Projetos de Desenvolvimento da Central Sicredi PR, afirma “A Sicredi Copercredi em Colombo vai estimular fortemente o crescimento da microrregião, uma vez que todos os produtos financeiros e serviços do Sicredi estarão disponíveis a toda sociedade, impulsionando o desenvolvimento local”. Manfred Alfonso Dasenbrock, Presidente da Central Sicredi Paraná, congratulou a todos ressaltando que “os habitantes das cercanias de Colombo podem comemorar conosco, associando-se e usufruindo das vantagens do crédito cooperativo”.

Resultados dos esforços - O início do processo de constituição da Sicredi Copercredi se deu há 3 anos. No dia 21 de março deste ano foi dado o parecer favorável ao projeto de viabilidade da nova cooperativa, emitido pelo BACEN – Banco Central. Este projeto prevê um volume de recursos de aproximadamente R$ 10 milhões até o terceiro ano de funcionamento, destes R$ 1,5 milhão de Patrimônio e cerca de 2.500 associados. No dia 10 de abril, na sede da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Colombo, lideranças do município e representantes da Central Sicredi PR estiveram definindo os passos para a constituição. Uma pré-assembléia foi realizada no dia 24 de abril, reunindo todos os 41 sócio-fundadores para discutirem assuntos gerais e as informações para a assembléia definitiva realizada ontem. O Sicredi já tem mais de um milhão de associados no Brasil e cresce 30% ao ano.

Ocepar – Segundo o representante do Sistema Ocepar no evento, Nelson Costa, superintendente adjunto, fez questão de destacar sobre a importância da iniciativa de lideranças e comunidade em constituir uma cooperativa de livre adesão, “especialmente numa região aonde há um grande potencial de desenvolvimento da filosofia cooperativista”. Costa ainda afirmou que o município de Colombo é uma região colonizada por imigrantes, na sua grande maioria descendentes de italianos e de outras etnias. “Normalmente, onde há presença de imigrantes, o cooperativismo se desenvolve muito bem e que a Ocepar envidará todos os esforços em conjunto com o Sicredi Paraná, no apoio a mais esta cooperativa, para que seja modelo para toda a região metropolitana de Curitiba”, destacou. (Com informações da Assessoria do Sicredi Paraná)

Conteúdos Relacionados