CRÉDITO RURAL: BC promete pressionar os bancos para agilizar liberação de custeios
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O diretor de liquidações e desestatização do Banco Central do Brasil (Bacen), Antonio Gustavo Matos do Vale, e o gerente-executivo de Regulação e Controle das Aplicações Obrigatórias em Crédito Rural e do Proagro, Deoclécio Pereira de Souza, prometeram na quarta-feira (19/11), aos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), pressionar as instituições financeiras para agilizarem a liberação de financiamentos de custeios para os produtores rurais. Um dos principais problemas, segundo os deputados presentes no encontro, é a reclassificação de risco que está sendo feita pelos bancos quando os mutuários optam por prorrogarem suas dívidas ao amparo da lei 11.775. Preocupados com esse e outros entraves criados pelos agentes financeiros para conceder crédito aos agricultores, os deputados federais Luis Carlos Heinze (PP-RS), Valdir Colatto (PMDB-SC) e Moreira Mendes (PPS-RO) procuraram a instituição que regula o sistema financeiro para cobrar uma solução.
Restrições - Durante a reunião, o parlamentar expôs ao diretor do Bacen que os bancos estão impondo inúmeras restrições para liberar o crédito rural. "Há uma grande dificuldade na ponta. Quando o agricultor opta por renegociar sua operação está sendo impedido de retirar empréstimo para custear o plantio da lavoura", evidenciou. Heinze destacou que em momento de crise internacional essa burocracia e o desrespeito as normas de renegociação podem comprometer a produção agrícola da próxima safra e causar um rombo na economia nacional. "O governo precisa levar em conta o peso do agronegócio na balança comercial do país. Se continuar dificultando o acesso dos produtores ao crédito as perdas serão irreparáveis", enfatizou.
Cobrança - Em documento enviado na terça-feira (18), ao ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, da Casa Civil, Dilma Rouseff, e aos presidentes dos bancos Central do Brasil, Henrique Meirelles e do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) cobrou uma solução do governo para os entraves burocráticos do Banco do Brasil (BB), que estão dificultando o acesso dos produtores ao crédito rural. (Imprensa Parlamentar)