CRÉDITO: Sicredi prevê crescimento de 21% no Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), que está presente em dez estados, prevê para 2008 um crescimento de 21% nas operações totais, dando continuidade ao desempenho dos últimos anos. "Em 2008, os centros urbanos onde o sistema já atua deverão receber a maior parte dos investimentos devido ao potencial de crescimento destes estados", disse na segunda-feira (31/03) Ademar Schardong, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, em entrevista coletiva à imprensa na qual foram apresentados os resultados do sistema. A entrevista ocorreu na sede da instituição, em Porto Alegre.

Perspectivas - Para este ano, a perspectiva é aumentar em 25% o número de associados, alcançando 1,5 milhão de pessoas, e em 13% os pontos de atendimento, chegando a 1.163 pontos no Brasil. Os ativos totais devem chegar a R$ 13 bilhões - 21% a mais que em 2007 - e o patrimônio líquido a R$ 2 bilhões - 37% a mais. No ano passado, cerca de 167 mil pessoas física e jurídica se associaram ao Sicredi e 38 novos pontos de atendimento foram inaugurados no País.

Lançamento - Em relação a produtos, o destaque é o lançamento no segundo semestre deste ano do novo cartão múltiplo, com bandeira Sicredi, que reunirá, num único cartão, débito, crédito e poupança. O Sicredi é o primeiro sistema de cooperativas de crédito do Brasil a ter cartão com bandeira própria. Ainda segundo Schardong, o Sicredi ampliará a rede com mais 138 pontos de atendimento nos estados onde atua.

Presença - O Sicredi opera em grandes e pequenos centros urbanos com 130 cooperativas de crédito e mais de mil pontos de atendimento em dez estados brasileiros. A sua organização sistêmica compreende cinco cooperativas centrais, confederação, banco e empresas ligadas, com atuação de forma integrada, proporcionando ganho de escala, fortalecimento da marca e maior competitividade.

O crédito cooperativo no mundo - "Temos percebido um movimento mundial em favor da expansão do cooperativismo de crédito como instrumento de desenvolvimento social e econômico para as sociedades. De acordo com dados do WOCCU já são mais de 172 milhões de associados e 46,3 mil cooperativas de crédito no mundo", informa o diretor-presidente da Confederação Sicredi, Alcenor Pagnussatt, que também integra o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU).

Conteúdos Relacionados