CRISE FINANCEIRA III: Recessão já alcança a Europa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A eurozona já está em recessão e ficará nesta situação até 2009, segundo as novas previsões econômicas publicadas hoje pela Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia). A CE atribui a contração ao efeito da crise financeira, junto com a correção do setor imobiliário em muitos Estados-membros. O Produto Interno Bruto (PIB) dos países do euro começou a se contrair no segundo trimestre de 2008 (-0,2%) e, segundo a CE, voltou a arrefecer no terceiro (-0,1%) e seguirá caindo no quarto (-0,1%), para começar uma lenta recuperação a partir de 2009. O Executivo da União Européia (UE) prevê que todas as grandes economias do bloco - Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha - entrarão este ano em recessão, que acontece tecnicamente quando o PIB se contrai dois trimestres seguidos.
China reduz crescimento - O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) China será em 2008 de 9,4% contra 11,4% em 2007, devido principalmente à queda das exportações, afirmou uma agência chinesa de classificação citada pela agência oficial "Xinhua". Tanto o ambiente externo devido à crise financeira internacional como o preço das ações domésticas majoradas, aumentarão o arrefecimento, embora a política fiscal tenha evitado uma queda maior do crescimento e ainda há espaço para maior corte das reservas bancárias e taxas de juros. A mesma agência avaliou um crescimento do PIB chinês em 2009 de 8,6% após destacar que o do último trimestre foi de 9%, o menor da último meia década devido à menor demanda externa de produtos chineses.
BMW dá férias a 40 mil trabalhadores - O fabricante alemão de automóveis BMW suspendeu sua produção para toda esta semana e enviou 40.000 funcionários para casa diante da fraca demanda de veículos em todos os mercados. Um porta-voz da BMW anunciou que desde hoje e até sexta-feira não funcionarão as linhas de produção nas fábricas alemãs de Munique, Regensburg e Dingolfing. Após suspender na semana passada a produção em sua fábrica de Leipzig durante quatro dias e um dia a de Berlim, a BMW calcula que sua produção será cortada este ano em cerca de 25.000 automóveis. Em setembro o fabricante já registrou um retrocesso em suas vendas de 14,6%, para 121.000.
Tailândia realocará 100 mil no setor agrícola - O Governo da Tailândia realocará no mercado agrícola 100 mil desempregados para atenuar a alta do desemprego causada pela crise financeira, informaram hoje fontes oficiais. Este número representa 10% das 900.000 pessoas paradas que a Tailândia alcançará no ano que vem por causa da instabilidade econômica. Os aspirantes, a maioria procedente de áreas rurais, receberão do Estado até 1,6 hectares de terra, um empréstimo a baixas taxas de juros de 100.000 bats (US$ 2.800) e poderão participar de um programa de formação.O secretário-geral do Escritório de Economia Agrícola, Apichart Jongskul, assinalou que a economia tailandesa se ressentirá nos próximos anos e que os desempregados poderiam superar um milhão de pessoas se a crise global persistir. (UOL Economia)