CURSO DE MARKETING DE VAREJO: Pós-graduação especializa profissionais de cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Curso de Pós-Graduação em Marketing de Varejo teve encerramento nos dias 19 e 20 de dezembro, em Maringá. No último módulo, realizado na Cocamar, foram realizadas provas e apresentação dos trabalhos de conclusão. O curso, implementado pelo Sescoop-PR em parceria com a ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing), foi uma demanda do setor identificada pelo Fórum de Varejo, organizado pelo Sistema Ocepar e que desde 2006 promove várias atividades de atualização e debate entre os profissionais das cooperativas. "O objetivo do curso é formar um corpo de técnicos altamente especializados no segmento de varejo. As cooperativas ampliam a cada ano sua participação no varejo, mas enfrentam a competição de marcas fortes e que muitas vezes têm abrangência global. Por isso é preciso aproveitar com eficiência os diferenciais de qualidade e o potencial produtivo do cooperativismo para ter uma presença ainda maior no mercado varejista", afirma o analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti.

Módulos itinerantes - O Curso de Pós-Graduação começou em abril de 2007 e teve 360 horas/aula. Foi realizado em módulos itinerantes, que aconteceram em Cascavel, Maringá, Entre Rios, Campo Mourão, Medianeira e Mandaguari. No encerramento em Maringá, 20 profissionais - que atuam em 10 cooperativas - entregaram seus trabalhos de conclusão. Outros 12 profissionais optaram por participar em parte curso.

Intercooperação - De acordo com Mafioletti, além do aprimoramento técnico, o Curso favoreceu a troca de experiências e o intercâmbio de idéias e ações. Como resultado prático, houve uma série de entendimentos de intercooperação. "Um exemplo foi o acordo comercial entre a Corol e a Lar, numa bem-sucedida parceria no varejo. A Corol produz e beneficia o café que é comercializado com a marca Lar. Outra ação é a venda de gordura vegetal por parte da Coamo para a fábrica de frango termoprocessado da C.Vale", ressalta. "São parcerias que tiveram impulso a partir da maior integração dos profissionais das áreas de varejo das cooperativas, intensificadas pelo fórum e pelo curso de pós-graduação".

Desafios para 2009 - Para 2009, o desafio é manter, através do fórum, os estudos e debates para nortear a atuação das cooperativas no varejo. "Serão retomadas discussões sobre projetos que visam a maior oferta de produtos de cooperativas nas redes de supermercados de cooperativas e a possibilidade da abertura de uma loja em Curitiba para divulgar os produtos do setor. São ações importantes para a expansão das vendas ao varejo, que representam cerca de 20% do faturamento total das cooperativas do Paraná", conclui Mafioletti.

Conteúdos Relacionados