DÉBITOS: Bancada do agronegócio iniciará nova rodada de negociações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e representantes das entidades do setor agropecuário reúnem-se nesta terça-feira (01/05), às 15h30, com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, para discutir o problema do endividamento agrícola. No encontro, agendado a pedido do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), as lideranças do setor agrícola vão buscar um novo acordo com condições para todos os produtores pagarem suas operações.

Sem renda - O parlamentar gaúcho argumenta que a agricultura brasileira vai bem, mas o produtor está de mal a pior, não agüenta mais produzir sem renda. "Os agricultores não suportam mais carregar esse fardo. O governo precisa adotar medidas que possibilitem o pagamento das dívidas", enfatiza.

Brasil inteiro - Heinze ressalta que o assunto não pode ser tratado regionalmente como o Executivo tem feito, pois o problema atinge o Brasil inteiro. "No Rio Grande do Sul, por exemplo, a produção de soja cresceu esse ano mais de 1,5 mil toneladas e a receita diminuiu mais de R$ 1 bilhão, em função da oscilação do câmbio. Isso se reflete no país inteiro. Todos os estados vivem situações semelhantes", evidencia.

Condições - O deputado acrescenta que o setor não precisa de uma grande renegociação e sim que o governo e os bancos criem condições para a liquidação dos custeios alongados das safras 2003/2004; 2004/2005 e 2005/2006 e dos investimentos que vencem neste ano. (Assessoria de Imprensa)

Conteúdos Relacionados